Educação de Macaé é elogiada em curso da Secretaria de Estado de Educação

20/04/2009 12:25:36 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Ana Chaffin

Ações da secretaria, como cursos do livro didático, são destaque

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Macaé foi elogiada por sua atuação na área do Livro Didático pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. O projeto macaense foi apresentado para os técnicos durante o curso da Formação pela Escola, do Governo Federal, que foi realizado nos dias 14,15 e 16, no Núcleo de Tecnologias Educacionais do Rio de Janeiro.

O curso foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seeduc), por intermédio da Coordenação Estadual do Programa de Formação pela Escola e teve como objetivo a capacitação de 26 tutores de Formação pela Escola. Durante o curso os participantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da execução das ações e programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Representando Macaé estiveram as professoras Roze Mary Tomaz e Leda de Lima Vieira Moraes, que passaram a ser tutoras do curso no município. Elas irão ministrar as capacitações nas Escolas Municipais e Estaduais a partir do segundo semestre deste ano.

- É importante ressaltarmos que a adesão ao Programa Formação pela Escola não é obrigatória. A adesão do Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, representa um importante fator de desenvolvimento dos Programas do FNDE e dará transparência nas aplicações das verbas federais, possibilitando controle social, frisou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

De acordo com a professora Roze Mary Tomaz, coordenadora do livro didático na Secretaria de Educação, o reconhecimento foi um reflexo do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município. “Estamos à frente de muitos municípios, sendo o único do Estado que já aplica a Formação Continuada do Programa do Livro (PLI), do Governo Federal”.

A Prefeitura de Macaé aplica o programa nas suas escolas há seis anos. Formada por cerca de 40 profissionais de educação que trabalham diretamente nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, a equipe do Livro Didático desenvolve uma série de atividades que tem como objetivos a conscientização com relação ao uso e preservação das publicações, esclarecimento quanto às legislações do FNDE, remanejamento de livros, controle de entrega, entre outros.

São realizadas reuniões mensais na secretaria de Educação para a avaliação do trabalho e compartilhamento de experiências sobre o Programa Nacional do Livro Didático. Nos encontros são realizadas discussões desde o processo da escolha do livro até o momento em que ele chega às mãos do aluno.

O trabalho realizado pela equipe do Livro Didático já rendeu a Macaé por dois anos seguidos (2005 e 2006) o primeiro lugar no concurso do Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort) do Estado. Disponibilizado pelo FNDE, do Ministério da Educação, o Siscort coloca à disposição das escolas e secretarias estaduais e municipais de Educação um sistema desenvolvido para auxiliar no remanejamento dos livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (Pnlem).