Educação: desenvolvimento por meio do conhecimento

10/05/2010 15:46:55 - Jornalista: Andréa Lisboa

Com o objetivo de possibilitar a prática profissional durante a formação acadêmica e ainda de levar os conhecimentos produzidos no ensino superior para a sociedade, a faculdade pública municipal, a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), irá supervisionar seus estudantes de Administração que começarão a atuar como estagiários em empresas da região. Buscar o desenvolvimento socioeconômico por meio da aplicação dos saberes de nível superior na sociedade é um dos propósitos da secretaria de Educação.

A disciplina curricular Estágio Supervisionado será ministrada já no próximo semestre, com o início das primeiras turmas de sétimos períodos. Além disso, a faculdade elabora, junto ao Sebrae-RJ, um projeto de Incubadoras de Empresas. Segundo o coordenador do curso, Edson Ricardo Gonçalves, desde fevereiro, o Sebrae, instituição privada subsidiada pelo governo que apoia a pequena e média empresa, analisa a viabilidade de implementação do projeto.

O mestre pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), administrador e advogado, Edson Ricardo, é professor da FeMASS há cinco anos e há 21 anos reside em Macaé. Conhecedor do campo empresarial da região, ele afirma: “O estágio supervisionado é uma via de mão-dupla: traz a prática e leva a teoria para essas organizações”.

- O estágio é um dos caminhos para se levar para a comunidade empresarial, especificamente, os conhecimentos trabalhados na Faculdade através de nossos projetos semestrais -,completou o professor, que também ressaltou a eficiência da metodologia de ensino adotada pela instituição de produção semestral pelos alunos de projetos interdisciplinares.
Edson Ricardo destacou alguns projetos elaborados por seus alunos até o sexto período, como um na área de biocombustível e outro sobre a logística de tratamento de resíduos. “Se esses projetos pudessem ter uma oportunidade de investimento, possibilitariam um retorno muito grande para a comunidade”, salientou.

Com relação à intenção de parceria com o Sebrae, o professor informou que a aproximação entre a faculdade e a instituição é necessária para se melhor conhecer as oportunidades disponibilizadas pela organização, como, por exemplo, editais de concorrência pública.

Soma-se a aproximação do Sebrae, a do Conselho Regional de Administração. No último dia 30, houve uma reunião na sede, no Rio de Janeiro, para tratar de questões burocráticas relativas ao registro dos alunos e para pleitear carteiras de estudantes fornecidas pelo Conselho. Também estava na pauta o programa comemorativo do Dia do Administrador, evento que acontecerá em setembro.

Metas

O treinamento de funcionários de pequenas e médias empresas da região é uma das metas da Administração FeMASS, através de cursos de capacitação em gestão de negócios. Para o professor, esta é mais uma contrapartida da faculdade à sociedade que financia o ensino público. “Pretendemos inclusive abrir cursos que tratam da gestão da pessoa”, disse o professor.

Neste ano, a Educação reservou 40% das vagas da FeMASS, que tem sede na Cidade Universitária, para alunos procedentes de escolas públicas, o objetivo é fortalecer a política de democratização do ensino público de qualidade em todos os seus níveis: infantil, básico e superior, abrangendo também o técnico e o profissionalizante.

Administração

O curso de Administração da FeMASS, com duração de oito semestres, conta atualmente com 203 alunos. A grade curricular é voltada para a gestão de negócios, com foco em assessoria jurídica, tomadas de decisões e matemática direcionada para a pesquisa operacional. Segundo o professor, essa estratégia está em consonância com as necessidades das empresas alocadas na região.

Os primeiros períodos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção, neste ano, estão no turno da tarde. De acordo com pesquisa recente da instituição, a maioria dos novos alunos ainda não estão ingressos no mercado de trabalho e pertencem a uma faixa etária mais nova, comparando-se com o turno da noite.

Para Edson Ricardo, esse estudantes, que recém saíram do segundo grau, possivelmente estarão mais capacitados para disciplinas como matemática e física, assim como poderão ter mais tempo disponível para as pesquisas. Oitenta por cento dos alunos da noite já trabalham.

O coordenador considera que a nova clientela deverá ser considerada pela faculdade, que fará algumas mudanças na metodologia de ensino. Mas ele ressalta que foi oferecido aos alunos do turno da noite um nivelamento antes do ingresso nas primeiras matérias.

Metodologia de Avaliação

A Sistemática de Avaliação por Projetos-SAP é um dos grandes diferenciais da FeMASS, desenvolvendo projetos semestrais, desde o primeiro período, os estudantes têm a possibilidade de criar interfaces com outras áreas de conhecimento, além de suas disciplinas curriculares. O perfil integrador das graduações da FeMass é ainda delineado pela sua composição de disciplinas comuns aos três cursos nos diversos períodos. Por isso, é possível a migração entre os cursos durante ou após o término da formação. As matrículas são feitas por disciplinas, em regime de créditos.

A 16ª Mostra de Trabalhos da FeMASS, que irá acontecer no próximos mês, já gera expectativa no campos sobre as pesquisas que serão apresentadas. O site da Fundação Educacional de Macaé- Funemac, (www.funemac.edu.br), contém mais informações sobre todos os cursos da FeMASS: Administração, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção, incluindo o calendário da instituição.