Educação divulga vencedores de Concurso Literário

12/09/2018 11:28:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte do evento

Premiação será no dia 30 de outubro, às 16h30, na Cidade Universitária

A lista com os dez ganhadores da primeira edição do Alvíssaras Literárias de Macaé (ALMa) foi divulgada pela Universidade Livre (Unilivre), da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, que organizou o concurso em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Os três primeiros colocados foram conhecidos em agosto obedecendo ao cronograma do edital.

A premiação dos dez vencedores será no dia 30 de outubro, às 16h30, no hall da Secretaria de Ensino Superior, prédio administrativo da Cidade Universitária. Eles receberão uma seleta de livros e os três primeiros também ganharão troféus, além do certificado que será entregue a todos os participantes do concurso.

O ALMa foi aberto aos poetas, brasileiros ou não, residentes no Estado do Rio de Janeiro por mais de dois anos, e as obras inscritas foram inéditas, com tema livre e uma poesia por autor. Para a seleção das obras foi formada comissão com profissionais ligados às áreas de língua portuguesa, literatura e comunicação.

O projeto ALMa quer investir na efervescência cultural em um Brasil que já ofereceu e oferece à Literatura Brasileira, em toda a sua história e nos movimentos importantes, excelentes jovens poetas, como Casimiro de Abreu, passando por Vinicius de Moraes, Leminski e Angélica Freitas. Pretende também dar oportunidade a novos escritores do estado. Já dizia Octavio Paz: “é preciso socializar a palavra poética e transformar a sociedade em um poema coletivo”.

Conforme o edital, os poetas participantes autorizam a publicação dos seus textos.

Lista dos vencedores:

1- Desta água não bebereis - Jair Lisboa

2 - Felicidade - Aline de Freitas Alvarenga Dias

3 - Capricórnio - Yohane Cardoso da Costa

4 - Chu ..., vendo a chuuuuva - Rita de Cássia Rodrigues Oliveira

5 - Fênix - Valter Estelita dos Santos

6 - Palavra - Solange Firmino de Souza

7 - O circo da justiça - Alana Ramalho Perissé Ribeiro

8 - Inevitável - Maria Amélia Neves Gonçalves

9 - Este teatro - Thaynara Santos da Luz

10 - Ausências Inesquecíveis - Joana Maria Corrêa Lima