Educação e Assistência Social iniciam aulas de Informática para crianças do Peti

02/09/2010 10:50:48 - Jornalista: Fernanda Lisbôa

A Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Programa de Erradicação Infantil - Peti), deu início na quarta-feira (1º), as aulas de Informática Básica Educacional, para 32 crianças atendidas pelo programa. As aulas acontecem nos turnos da manhã e tarde, na sede do Cetep, localizada à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro.

De acordo com a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, as aulas se estendem até o dia 15 de dezembro. “Serão 16 alunos no turno da manhã e 16 no turno da tarde, com carga horária de 32 horas, dividas, em duas horas, todas as quartas-feiras até dezembro. Essa é mais uma parceria importante do Cetep, uma vez que sua missão é qualificar jovens e adultos, dando oportunidades de socialização. Nessa parceria atendemos crianças de 11 a 13 anos”, explica.

O coordenador do Peti e pedagogo do programa no município, Douglas Fontes, lembra que o Peti atende, atualmente, em Macaé, 100 crianças com idades entre 7 e 14 anos, e a possibilidade de ofertar cursos de informática para esse público é de grande importância. “Temos que preparar essas crianças para a era digital que vivemos hoje. Não podemos deixá-las se envolver e conhecer apenas redes como Orkut. Elas devem usar o computador e a internet para conhecimento e ferramenta de ensino. Essa parceria com o Cetep, com certeza, trará bons frutos para esses pequenos”, comenta Douglas.

As crianças atendidas pelo Peti são as que se encontram em risco de trabalho infantil, ou em risco social. “Em Macaé, a maioria das crianças atendidas são as que estão em risco social. Estamos desenvolvendo um trabalho para que elas aprendam que é com educação e conhecimento que se consegue mudar a realidade social de uma comunidade, população e mesmo de um país”, destaca o coordenador do Peti.