Educação e Halliburton formalizam parceria

23/06/2010 15:54:10 - Jornalista: Fernanda Lisbôa

Foto: Divulgação

Durante o evento o secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, falou sobre a implantação de laboratórios de informática em mais escolas

O Programa Minha Escola Querida, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Macaé, ganhou na manhã desta quarta-feira (23), mais uma forte aliada. Trata-se da empresa Halliburton, que adotou oficialmente a Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval. Para marcar a parceria, representantes da empresa entregaram aos alunos um laboratório de informática com 10 computadores, referente à primeira etapa dos trabalhos que serão realizados. Em agradecimento, foram homenageados com várias apresentações musicais e teatrais organizadas pelos alunos da escola.

O evento contou com a participação de todos os subsecretários da Educação, além da coordenadora do Programa Minha Escola Querida, Sônia Terezinha Gonçalves, do Secretário Municipal de Ciências e Tecnologia, Guto Garcia, que representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e do gerente Geral da Halliburton no Brasil, Cidar Mansilla.

A Halliburton, segundo Cidar, tem um grande projeto para a escola. “Nós recebemos muitos agradecimentos, mas na verdade nós é que queremos agradecer a oportunidade de estar participando desse grande projeto. Acreditamos que a Educação é a ferramenta principal para um país se desenvolver e oferecer a sua população uma melhor qualidade de vida. Queremos e vamos contribuir para que essas crianças e esses jovens tenham uma educação de qualidade.”, declarou, lembrando que a empresa também será responsável pelas obras de infraestrutura, como pintura, restauração da parte elétrica, poda de árvores, e outras ações que serão realizadas na escola.

A subsecretária Pedagógica da secretaria de Educação, Gelda Tavares, ressaltou a intenção do programa idealizado pela secretária Municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia. “Hoje é um dia de muita alegria para Marilena, que infelizmente, não pôde estar presente em função do tratamento de saúde que está realizando no Rio de Janeiro. Quando idealizou esse programa ela queria resgatar a cultura do pertencimento nas comunidades escolares. Ela quer a comunidade de mãos dadas com a escola, cuidando e ajudando na educação. A escola não é do poder público é do povo e da comunidade. Com essa parceria estamos conseguindo alcançar esse objetivo e também resgatar a responsabilidade de todos”, disse Gelda.

A coordenadora do Programa Minha Escola Querida, Sônia Terezinha Gonçalves, lembrou das demais parceiras que o programa tem e incentivou quem ainda não é voluntário. “Temos um banco de dados com mais de mil voluntários, entre pessoas físicas e jurídicas. Empresas como a Cavo Gestão Ambiental, Universidade Estácio de Sá e Forte Marechal Hermes já adotaram escolas. Quem quiser se voluntariar no programa pode entrar em contato pelos telefones (22) 2772-4955 ramal 247 ou (22) 9947-2740, ou ainda pelo e-mail: minhaescolaquerida@macae.rj.gov.br. Nossa meta é conseguirmos despertar esse espírito nas comunidades das nossas 109 escolas”, informou.

Sônia contou ainda, que nos dias 03 e 04 de julho acontece o 6º Mutirão do Programa. “Vamos estar no sábado e no domingo o dia inteiro embelezando e despertando a cultura do pertencimento nos pais, alunos e comunidade da Escola Municipal José Calil Filho, no bairro do Barreto, quem quiser participar está convidado”, disse Sônia.

Parceria Federal – Durante o evento o secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, falou sobre a implantação de laboratórios de informática em mais escolas da Rede Municipal de Ensino. “Nosso objetivo é que todas as 109 escolas contem com laboratórios de informática, seja através de parcerias com empresas privadas, seja com nosso recurso, ou com parcerias com as demais esferas do poder público. Estamos recebendo 50 laboratórios de informática do Governo Federal, em uma parceria Município-União. Cada laboratório terá 20 computadores, isso é um ganho enorme para nossa Educação”, finalizou.