Educação e Núcleo promovem Seminário na Cidade Universitária

24/09/2009 11:36:41 - Jornalista: Waleska Freire

A Secretaria de Educação e o Núcleo de Estudos promovem nesta sexta-feira (25), das 8h às 12h, no auditório da Cidade Universitária, o seminário “Gênero e Sexualidade: diversos olhares sobre gênero”, que contará com a presença da escritora Gabriela Leite, além da médica e psiquiatra, Raquel Aisengart, doutora em saúde coletiva e pós-doutora em Antropologia Social pela UFRJ; a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, que será uma das debatedoras, e a coordenadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas na Perspectiva de Gênero: Capacitação e Formação, Ana Maria Batista.

As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico: gênero@funemac.edu.br. Estão sendo destinadas 100 inscrições para a Secretaria de Educação, sendo que 65 serão preenchidas pelos alunos dos cursos de pós-graduação, restando então 35 vagas para serem preenchidas pela secretaria. Além dessas vagas, existem 50 destinadas para: Agenda 21, Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Nuam, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdin), secretarias municipais, Sindicato de Educação dos Professores Estaduais (Sepe), movimentos GLST, Macaé Cidadão, conselhos municipais (Tutelar, Educação, Criança e Adolescente ) e Fundação Macaé de Cultura.

Gabriela Leite e Raquel Aisengart irão ministrar cerca de 40 minutos de palestra, cada uma. Em seguida, as debatedoras Marilena Garcia e Ana Maria Batista, farão um contraponto de 20 minutos sobre o tema. O debate vai ser aberto para perguntas da platéia. Marilena Garcia informa que o evento faz parte das ações do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas na Perspectiva de Gênero: Capacitação e Formação, inaugurado em agosto, durante as comemorações, em Macaé, da Lei Maria da Penha com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire.

A coordenadora do Núcleo, consultora da vice-prefeita e mestre em História Política, Ana Batista, explica que um dos objetivos do Núcleo de Estudos é qualificar a rede pública de Educação no exercício da profissão de educadoras e gestoras como também no exercício de sua cidadania plena e consciente.


Conheça as Palestrantes:

Gabriela Leite - É fundadora da ONG Davida, que defende os direitos das prostitutas, a regulamentação da profissão e é contra a idéia de vitimização, de tratar a prostituição apenas como falta de opção para mulheres em situação de pobreza. É também a idealizadora da grife Daspu, cujo nome é uma provocação à Daslu, a maior loja de artigos de luxo do Brasil, pertencente à empresária Eliana Tranchesi.

Rachel Aisengart Menezes - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Pós-Doutorado em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ, bolsista do CNPq (2005 e 2006). Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/IFCH/Uerj desde agosto de 2008. Tem experiência nas áreas: Saúde Coletiva, Antropologia do Corpo, da Saúde, da Medicina, das Emoções, da Sexualidade e da Religião, dedicando-se principalmente à pesquisa dos seguintes temas: corpo, emoções, saúde/doença, vida/morte, prática médica, sexualidade, saúde reprodutiva e gênero.