Educação encerra aulas práticas do curso de Aerografia cumprindo a nona meta 2010

18/06/2010 11:18:17 - Jornalista: Fernanda Lisbôa

A Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), encerrou nesta sexta-feira (18), a oficina prática do curso de Aerografia, realizado na Escola Municipal Zelita Rocha, no bairro Aeroporto, para alunos da rede municipal. O curso, que teve duração de 50 horas, contou com a participação de 20 alunos da unidade escolar, com idades entre 09 e 11 anos.

A conclusão desta oficina cumpre a nona meta anunciada, no início do ano letivo, pela secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, e tem como objetivo oferecer curso de capacitação aos alunos da Rede Municipal de Ensino através do Cetep.

De acordo com a instrutora da oficina, Viviane Faria, a primeira etapa da oficina, que começou no dia 10 de maio, foi passar para os alunos a arte do desenho técnico e, em seguida, o manuseio do aerógrafo, uma pequena pistola com compressor de ar e tinta. “As crianças assimilam com muita facilidade a arte da Aerografia, e essa técnica pode render bons lucros, para quem escolhe a profissão”, contou Viviane, lembrando que a arte pode ser aplicada não só em paredes, mas também em carros, ambientes, camisas e maquiagem artística.

Para a dona de casa Vera Lúcia Meirelles, mãe de uma das alunas de Aerografia, a filha que já tinha gosto por desenhos, teve a oportunidade de aperfeiçoar sua habilidade durante a oficina. “Minha filha já gosta de desenhar, aqui na oficina de Aerografia, ela não só pôde aperfeiçoar os traços como também conhecer essa técnica diferente”, contou.

Iniciativa - A oficina foi iniciativa da secretária Municipal de Educação, enquanto vice-prefeita, Marilena Garcia, após verificar a quantidade de muros e prédios pichados no município.

- Constatamos muitos muros pichados e sabemos que pichação deixa a cidade suja e feia, o que queremos e capacitar esses jovens com as artes do Grafitti e da Aerografia, para que eles possam expressar suas idéias através da arte. Estamos ensinando a esses jovens o manuseio certo dos materiais como o spray e o aerógrafo, para que as pessoas que passarem pelos locais onde houver um trabalho com graffiti e aerografia identifiquem ali uma arte. Sabemos também que pessoas com talento nós temos, então por que não aprimorar e dar oportunidade a essas pessoas?”, explicou Marilena.


Marilena ressaltou ainda, que essa é a nona meta da Educação que está sendo cumprida. “Estamos levando para as escolas e dando oportunidade aos nossos alunos de contar no próprio ambiente escolar com cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Cetep. Oferecemos esses cursos em horários contrários aos das aulas”, esclareceu.

Aerografia - É uma técnica de pintura e ilustração. Utiliza-se, nessa técnica, um instrumento chamado aerógrafo (airbrush em inglês), conectado a um compressor de ar. Executa-se pinturas através da pressão do ar, criando jatos de tintas. Estudiosos da arte dizem que a aerografia surgiu na pré história, quando homens da caverna atiravam pigmentos (tinta) através de tubos derivados de osso de animais.

O moderno aerógrafo foi inventado em maio de 1878, pelo americano Abner Peeler. Três anos mais tarde, em 1881, Peeler vendeu os direitos de sua invenção para Liberty Walkup por US$ 700 (setecentos dólares). Em 1883, surgiu a Rockford Air Brush Company, fundada por Walkup para fabricar o primeiro aerógrafo e comercializá-lo ao mundo.