Educação foi uma das bases para que Macaé fosse eleita a melhor do estado em qualidade de vida

25/08/2009 10:27:58 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Arquivo Secom

Educação do município: do pré-escolar à universidade

A emissora de televisão Bandeirantes do Rio de Janeiro esteve nesta segunda-feira (24) na Escola Municipal Arco Íris entrevistando a direção, em virtude da Educação ter sido um dos fatores para tornar o município de Macaé a melhor cidade em qualidade de vida do estado, de acordo com a pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, comemorou o resultado da pesquisa.

- Macaé é uma das melhores cidades para se viver no estado do Rio de Janeiro. Essa é a conclusão de uma pesquisa sobre a qualidade de vida nos municípios brasileiros e a Educação é importante para definir a valorização de uma cidade. Hoje, são quase 50 mil alunos matriculados na rede municipal entre Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Cursos de Qualificação Profissional e Ensino Superior, além dos cursos de capacitação para os servidores. Estamos realmente escrevendo uma nova lição na história do nosso município, comentou.

A diretora da Escola Municipal Arco íris, Cláudia Márcia Thomaz, recebeu a equipe de reportagem e falou sobre a qualidade da Educação oferecida pelo município. Gilberto de Souza, pai do aluno Mateus, disse estar satisfeito com o atendimento. “Meu filho estuda aqui há dois anos e gosta muito da escola”.

De acordo com Marilena Garcia, em seis meses de atuação, os resultados estão além do esperado. “Estamos cumprindo as 10 metas estabelecidas no início do ano letivo, unificamos a Educação em todos os níveis da Educação Infantil até o nível Superior. Duas escolas foram inauguradas, diversas estão recebendo melhorias nas estruturas físicas, investimos na capacitação do servidor, na oferta de cursos profissionalizantes à população, além de oferecer acesso gratuito à universidade. O município fomentou um ciclo de ensino nunca visto antes na região. Cerca de 30% da população está matriculado ou já participou de um dos cursos oferecidos na rede”, ressaltou.

Há dois anos, a Firjan começou um levantamento sobre todos os municípios brasileiros. “Esse índice procura retratar alguns aspectos da qualidade de vida dos moradores de um município como a qualidade, o acesso à educação e alguns aspectos de saúde, atenção básica de saúde, e a capacidade de gerar emprego e renda que seriam as grandes vertentes que definem o desenvolvimento de uma localidade.

No estado do Rio, por exemplo, a cidade que aparece em primeiro lugar é Macaé, com cerca de 200 mil habitantes”, disse Luciana Sá, diretora da Firjan. O levantamento é baseado em informações oficiais de três Ministérios, repassadas pelas prefeituras.

Uma das primeiras ações da secretaria de Educação em Macaé foi recuperar, através de reformas, suas unidades escolares. A partir deste ano, foi decidida a não contratação de novos aluguéis de imóveis para servirem de escolas. A decisão levou o órgão a investir na criação de novas salas de aulas e as reformas de suas unidades. Após passarem por uma avaliação, mais de 20 escolas receberam as devidas reestruturações em caráter emergencial.

Duas mil vagas para cursos gratuitos de pós e extensão estão abertas para professores, educadores e funcionários de diferentes setores municipais. O Centro de Educação Profissional Tecnológica (CETEP) oferece 54 cursos de qualificação gratuitos. A mais recente iniciativa é a criação de cursos na área da construção civil destinados às mulheres. Os resultados podem ser conferidos com o índice de empregabilidade dos formandos.

A Cidade Universitária, com 12 cursos de nível superior gratuitos oferecidos por meio da única faculdade municipal gratuita da região, a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, e pelas parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Nesta segunda-feira (24), iniciaram as aulas dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição da UFRJ.

- Os resultados obtidos pela pesquisa nacional apontam que estamos mudando a realidade de Macaé.
Com parceria, integração e democratização, conseguiremos não só tornar Macaé referência no ensino, como em todas as outras áreas. A Educação continuará sendo a base de qualquer sociedade desenvolvida, finalizou Marilena Garcia.