Educação: futuros agentes ambientais têm aula diferente

03/03/2011 08:43:19 - Jornalista: Grazielle de Marco

Cerca de 20 alunos do curso de Agente Ambiental ministrado pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão comemorando a conclusão do módulo, que acontece nesta sexta-feira (4), na sede do Centro. Para marcar o encerramento eles tiveram uma aula diferente, na quarta-feira (2), com passeios em áreas naturais de Macaé.

Durante a aula os estudantes foram nos pontos do Maciço das Pedrinhas (principal marco de alteração de relevo de Macaé), antiga ponte do Rio Macaé- Campos e Parque Municipal do Atalaia (área natural criada em 27 de abril de 1995 e situada 27 km do Centro de Macaé).

A finalidade da aula foi colocar em prática alguns dos temas aprendidos na sala de aula. Animados, os alunos Victor Bogi, 25 anos, e Sílvia Vieira, 57, afirmaram que a aula prática é a comprovação de que o curso que escolheram foi o ideal. “Estou maravilhada. Escolhi o curso para ter novas opções no mercado de trabalho. Enriqueci meus conhecimentos e estou com vontade de fazer outros cursos no Cetep como o Inglês Básico”, falou. Victor, estudante do curso Técnico de Meio Ambiente, considerou as aulas maravilhosas. “Estudei e vi na prática questões como os impactos do meio ambiente e assoreamento. Agora, quero estudar cada vez mais”, contou.

O professor do curso e especialista em Auditoria Ambiental, Stenio Cardim Barcelos, disse que estava satisfeito, pois os estudantes obtiveram um resultado mais do que proveitoso. “Pude observar que Macaé vai ganhar agentes ambientais e multiplicadores, que não só conhecem assuntos ligados ao meio ambiente, mas vão lutar pela sua preservação”, ressaltou.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, desde 2008, o Cetep emitiu um expressivo número de cerrtificados, sendo, com isso, um dos principais responsáveis pelo aumento do índice de empregabilidade do município. “Através da qualificação profissional estamos assegurando o comprometimento com a educação e atualização para a inserção no mercado de trabalho”, destacou.

A diretora presidente do Cetep, Waleska Freire, salientou que o sucesso do curso de Agente de Meio Ambiente é mais uma prova que a secretaria de Educação está investindo na qualificação da comunidade. “Apenas no mês de janeiro, 281 alunos se qualificaram no Cetep, concluindo efetivamente os cursos em parceria com a Petrobras”, pontuou.

O curso, que abrange 40 horas e consiste em oito aulas teóricas e uma prática, tem o objetivo de estudar o processo ambiental. Na pauta das ações do curso está contribuir para o monitoramento e avaliação das condições ambientais e principalmente especializar agentes que possam atuar na conservação e educação ambiental não apenas de Macaé, mas de toda região.

Para isso, foram abordados assuntos como “Noções Básicas de Educação Ambiental”; “Legalização Ambiental”; “Crime contra a Fauna e Flora”; “Macaé- Localização Geográfica, infraestrutura, áreas de interesse ambiental, hidrografia, solo e vegetação”, além de mutirões ambientais.