Educação intensifica trabalhos do Programa de Correção de Fluxo

08/09/2010 09:33:18 - Jornalista: Assessoria Imprensa Educação

Para melhorar ainda mais o Programa de Correção de Fluxo no Ensino Fundamental os profissionais que atuam junto às turmas participam nesta quarta (8) e quinta-feira (9), de um planejamento especial, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Hoje, a rede municipal de ensino de Macaé conta com cerca de 200 alunos inseridos no programa, que visa minimizar a defasagem idade-série entre a idade e o ano escolar que o aluno deveria estar cursando.

O subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Grey Tavares, informa que o trabalho é realizado atualmente em 17 turmas (1º ao 5º ano) e 10 turmas (6º ao 9º ano). “Os professores têm uma formação semanal na Secretaria de Educação e acompanhamento dos coordenadores de Área (6º ao 9º ano) e coordenadores Pedagógicos (1º ao 5º ano). Junto com o trabalho de teoria e prática está sendo criado o material para que seja utilizado para nortear os demais trabalhos em 2011”, diz.

Sol Grey Tavares também salienta que a Semed está somando resultados positivos com este programa desde o início deste ano. O resultado da avaliação do programa será divulgado no final do ano. Para que a avaliação seja finalizada, a Subsecretaria de Ensino Fundamental está executando um levantamento em toda rede municipal.

Segundo uma das coordenadoras de Língua Portuguesa, Tânia Pacheco, a meta é diagnosticar as principais dificuldades. Uma das dificuldades apontadas pela Semed é que o município vem recebendo grande número de alunos de outras cidades e que nem sempre estão com idade de acordo com sua série, em virtude das mudanças de endereço.

De acordo com a prefeita em exercício, Marilena Garcia, Programa de Correção de Fluxo no Ensino Fundamental é voltado para referência curricular. “O programa não visa à incorporação de currículo, metodologias e livros didáticos de instituições externas à Secretaria de Educação. No entanto, o programa visa o desenvolvimento a partir do currículo previsto no Caderno de Orientação Curricular da rede municipal de ensino, já utilizado pelas unidades escolares”, ressalta.

Programa - As turmas do Programa de Correção de Fluxo são formadas, no máximo, com 20 alunos para o 1º segmento (1º ao 5º ano) e 25 alunos para o 2º segmento (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Uma das vantagens apontadas pelos estudantes é que eles conseguem, de acordo com o processo ensino-aprendizagem estudar em dois anos de escolaridade em um semestre. O projeto piloto é desenvolvido junto aos alunos do 1º e 5º anos, no turno regular, durante cinco horas diárias.

A coordenadora Tânia Pacheco lembra que de forma interdisciplinar são desenvolvidas disciplinas integradas que são Língua Portuguesa e Inglesa, História e Geografia, além de Matemática e Ciências.

No decorrer deste semestre estão sendo apresentados temas como Macaé; no 1º e 2º bimestres, estado do Rio de Janeiro, no 3º bimestre e Brasil no 4º bimestre. A intenção é a integração de conhecimentos ao longo dos 200 dias letivos/1000 horas anuais.