Educação lança Programa Pró-Letramento do MEC nesta quinta

16/03/2011 09:21:04 - Jornalista: Andréa Lisboa

Para melhorar a qualidade da aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a Secretaria de Educação (Semed) lança, às 18h, desta quita-feira (17), na Cidade Universitária, o Programa Pró-Letramento. Esse programa de formação continuada de professores é realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). Esta terceira edição do programa, em Macaé, vai atender cerca de trezentos professores da rede municipal.

- É um programa muito amplo que integra o esforço da Secretaria de Educação para atingir duas das principais metas para este ano: “Toda criança plenamente alfabetizada até os oito anos” e “Todo aluno com aprendizado adequado à sua série”. Além disso, a formação continuada é uma prioridade e já vem acontecendo também através das parcerias com as universidades federais instaladas na Cidade Universitária. Ganha o profissional da educação e, principalmente, o aluno com a melhoria da qualidade do ensino, destaca o secretário de Educação, Guto Garcia.

Os professores que vão participar desse programa de formação continuada estão em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Eles se capacitam em carga horária extracontratual, tanto de sala de aula, quanto de horários de atividades. “É um esforço pessoal do educador pela melhoria da qualidade de ensino”, observa a subsecretária de Educação do Ensino Fundamental, Gelda Tavares.

Ela ressalta que o projeto envolve oito profissionais da rede municipal que realizam um acompanhamento do desempenho dos educadores assistidos. Esses professores orientadores que ministram o curso são chamados de tutores. Eles possuem formação em nível superior e participam de momentos de capacitação promovidos pelo MEC.

O curso, que utiliza materiais impressos e em vídeo, terá duração de 120 horas, divididas em 84 horas presenciais nos turnos da manhã, tarde ou noite, além de 36 horas à distância. Os cerca de 300 professores inscritos serão atendidos em dois grupos nas escolas pólo, C.M.Profª.Maria Isabel Damasceno Simão e C.M. Zelita Rocha de Azevedo.

O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. O material do Pró-Letramento foi elaborado por dez universidades e está dividido em curso de Alfabetização e Linguagem e curso de Matemática. No fascículo de Alfabetização e Linguagem serão abordadas, entre outros temas, questões sobre avaliação, tempo pedagógico e planejamento de ensino. No fascículo de Matemáticas, tem destaque o tratamento de informações e frações.