Educação lança projeto interfaces do professor

24/08/2010 10:01:31 - Jornalista: Clinton Davisson

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) começou a receber, nesta terça-feira (24), as fichas de inscrições do projeto “Interfaces do Professor”. Lançado no último dia 17, o projeto consiste em compartilhar as experiências dos professores para otimizar a utilização do livro didático na sala de aula. Segundo a coordenadora Roze Tomaz, o projeto visa melhorar a educação como um todo a partir da troca das melhores práticas realizadas pelos professores, efetivando assim uma integração maior entre os profissionais que lidam com educação na rede municipal.

- Como todo instrumento pedagógico, o livro sozinho é um objeto frio, sem vida. Cabe ao professor transformar as palavras em conhecimento, criando esta interface entre ele, o livro e o aluno para que a aventura do aprendizado aconteça, explica.
Uma das inovações do projeto é o “Espaço do Professor” que permite que os profissionais de educação escrevam sobre suas experiências e mandem para a coordenação, contribuindo para a melhoria do ensino no município.

A partir desta terça, a coordenação do projeto começa a receber textos contando as experiências bem sucedidas dos professores. Os melhores trabalhos serão selecionados pelas coordenadoras para se apresentar no dia 5 de outubro, no auditório da Semed. Além disso, haverá homenagens aos professores que apresentarem as melhores práticas.

O projeto foi criado pela coordenação do livro didático, para melhorar o fluxo de interatividade entre professor, livro e aluno na rede municipal e engloba palestras, rodas de conversa em sala de aula, criação de textos, além de concurso literário de frases e slogans. As atividades são desenvolvidas através de parceria entre professores com todos os estudantes, funcionários das escolas, pais de alunos e comunidade em geral numa perspectiva coletiva.

Além disso, o projeto tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade para que perceba o livro didático como patrimônio coletivo, implementar ações visando a mobilização de toda escola na campanha educativa, conscientizando o aluno de sua formação como relevante mediador da construção da cidadania e assegurar o acesso ao aluno contribuindo para o desenvolvimento de sua aprendizagem.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o evento fará parte das atividades promovidas durante outubro que é o mês onde se comemora o Dia do Professor (15 de outubro). “Os profissionais da Educação estão de parabéns. As metas estabelecidas, em fevereiro, para a rede municipal de ensino estão sendo cumpridas. Tudo isso, em virtude do empenho e envolvimento de todos da Secretaria de Educação. Os professores deste projeto estão atuando para a valorização da leitura”, afirma.