Educação: mais quatro mil novos alunos em 2008

17/12/2007 09:54:10 - Jornalista: Simone Noronha

As 110 escolas da rede municipal de ensino de Macaé terão mais 4100 alunos no próximo ano letivo. A Secretaria de Educação garante vagas para todos os que fizeram a pré-matrícula, encerrada na última sexta-feira. O resultado da pré-matrícula será divulgado de 14 a 18 de janeiro, no pólo onde cada um fez a sua inscrição. As matrículas começam dia 31 de janeiro, e as aulas, no dia 13 de fevereiro.

De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, o número de novos alunos para 2008 é maior do que os que ingressaram na rede este ano: são quase mil alunos a mais. “Isso significa o reconhecimento pela qualidade do nosso ensino, além de demonstrar uma característica de Macaé, que recebe muita gente de fora. A maioria dos que fizeram a pré-matrícula são alunos que estão se mudando para o município”, explicou a secretária.

Para atender a esta demanda, a Secretaria de Educação vai fazer esta semana um levantamento completo para apurar a necessidade da construção de novas salas de aula além das que já estão em andamento. A prefeitura está na fase final de obras da construção da nova Escola Municipal do Sana, com 12 salas, da ampliação do Samuel Brust, na Barra, com dez salas, e a ampliação da Escola de Pescadores, com oito salas. Além disso, a prefeitura já abriu licitação para a construção de mais uma escola de Ensino Integral, no bairro São José do Barreto.

O ano letivo de 2008 começa no dia 13 de fevereiro e vai até 17 de dezembro. Os professores e pessoal de apoio devem se apresentar às escolas no dia 11 de fevereiro, e no dia 12, acontece o Encontro Municipal de Professores, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).

Das 110 escolas da rede municipal de ensino, 60 vão começar o próximo ano letivo funcionado em período integral. A prefeitura decidiu antecipar a determinação do Ministério das Educação, e desde o segundo semestre deste ano está implantando, gradativamente, o sistema nas escolas da rede. Na zona urbana, serão 41 escolas funcionando o dia todo. As escolas em tempo integral também estão sendo implantadas na região serrana, onde 19 das 29 unidades vão funcionar no novo sistema.

Matrículas

O aluno que não fez a pré-matrícula não corre o risco de ficar sem vaga. De acordo com a secretária de Educação, a relação de vagas disponíveis será encaminhada para todas as escolas. “A partir do dia 21 de janeiro, os pais poderão fazer a matrícula diretamente nas escolas ou procurar a Central de Atendimento, que funciona na sala 19, na sede da secretaria”, diz Milmar. Para agilizar o atendimento, as escolas maiores e mais procuradas terão estagiários para orientar pais e alunos.