Educação: novos diretores participam de reuniões antes de assumirem os cargos

28/12/2011 07:45:42 - Jornalista: Joice Trindade

Após serem escolhidos por meio de uma eleição direta, cumprindo a meta de uma gestão democrática, os novos diretores e adjuntos das unidades da rede municipal participam de uma fase de transição junto à equipe de gestores, orientadores pedagógicos e educacionais, além de supervisores, que atuam nas escolas municipais. A finalidade é melhor conhecer a realidade das escolas.

De cerca de 60 escolas municipais de Ensino Fundamental, 16 vão receber novos diretores, enquanto 44 diretores receberam a maioria dos votos e se mantiveram no cargo. Além disso, das 43 escolas de Educação Infantil, oito vão contar com novos diretores escolhidos nesta eleição e 35 que se mantiveram no cargo. A novidade é que, a partir de janeiro, todas as escolas de ensino infantil vão contar com adjuntos. Os diretores aprovados vão assumir os cargos na segunda-feira (2 de janeiro).

E para enfatizar questões pertinentes à educação do município, como regimento e propostas para 2012, nesta quarta-feira (28), o secretário de Educação, Guto Garcia, se reúne com os eleitos e os ex-diretores. “Através destas reuniões que as diretoras eleitas terão oportunidade de saber as demandas e a realidade das escolas onde vão atuar, o que contribuirá para o melhor planejamento pedagógico do ano letivo”, afirma.

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, realizou eleição direta para os cargos de diretores e adjuntos no dia 12 de dezembro, completando a segunda etapa do processo. Eles foram votados por professores em exercício na unidade escolar, servidores vinculados à escola, alunos matriculados a partir do 6º ano, além de pais ou responsáveis pelos alunos matriculados na unidade, nas turmas de educação infantil e ensino fundamental até o 5º ano de escolaridade.

De acordo com o secretário, o processo democrático ainda terá uma terceira etapa: “Os diretores eleitos vão participar de um curso de pós-graduação em Gestão Escolar. Além da democratização, a proposta é qualificar os gestores para contribuir com a melhor qualidade do ensino”, destaca.

Na primeira etapa os diretores realizaram uma prova de certificação sobre gestão das escolas preparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apresentaram um plano de Gestão Escolar. Participaram do pleito 252 professores, dos 360 que se inscreveram para a realização da prova de certificação.