Educação oferece curso de Segurança no Trabalho para Jovens e Adultos

16/11/2009 11:25:36 - Jornalista: Joice Trindade

Destacar o mercado de trabalho e questões voltadas para a qualidade de vida. Estas são algumas das propostas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Macaé. Para isso, seis escolas da rede municipal de ensino participam até o fim do ano letivo da palestra “Segurança no Trabalho”. A programação, ministrada todas às terças-feiras, às 18h30, é voltada para cerca de 50 alunos da fase três do Ensino Médio da EJA.

De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, há uma demanda considerável em busca da EJA a fim de adquirir formação em virtude das necessidades impostas pelo mercado de trabalho cada vez mais seletivo. “Não podemos perder de vista que a educação, além de um direito, é uma chave para o exercício da cidadania e para plena participação na sociedade e não apenas uma necessidade do capital”, destacou.

Segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Leila Clemente, a proposta da Secretaria de Educação (Semed) é levar informações variadas para os estudantes da EJA, que em sua maior parte são trabalhadores que desejam recuperar um tempo de estudo supostamente perdido.

Ministrada pelo monitor Luís Fernando dos Santos, a palestra sobre Segurança no Trabalho enfoca assuntos como importância do equipamento de proteção individual (EPI); cuidados e prevenções no trabalho; atuação das comissões internas de acidente no trabalho (Cipa); riscos e principais acidentes de trabalho, além de doenças adquiridas no ambiente de trabalho.

Hoje, a rede municipal de ensino conta com aproximadamente 45 mil matriculados. Desse total, 4.157 alunos estudam em 31 escolas municipais, que oferecem Educação de Jovens e Adultos no turno da noite. Além disso, duas unidades atuam no período diurno para portadores de necessidades especiais.