Educação premia escolas vencedoras do Livro Didático

18/10/2017 16:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

A entrega dos prêmios movimentou as unidades municipais Interagir e Polivalente Anísio Teixeira

Escolas municipais, profissionais e estudantes que se destacam na gestão do livro didático foram premiados nesta quarta-feira (18). A entrega dos prêmios movimentou as unidades municipais Interagir (Centro) e Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol). Macaé se destaca pela prática de utilização e conservação do livro didático. Cerca de 20 escolas municipais que atendem alunos do 1º ao 9º participaram do concurso municipal.

Uma comissão julgadora avaliou os planos de Apoio à Gestão do Livro Didático encaminhados pelas escolas para a Secretaria de Educação. Os quesitos de criatividade, efetivação das ações sistematizadas pela escola, originalidade e coerência dos slogans relacionados ao tema. As homenagens do concurso foram para professor parceiro do Programa Livro Didático, alunos que se destacaram na produção de slogans, cuidadores do livro, equipes gestoras, além de diretores e adjuntos. Educadores e alunos receberam kits pedagógicos, certificados e troféus de honra ao mérito. Já as escolas ganharam kits literários.

A ação voltada para o livro didático, de acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, tem a finalidade de estimular o cuidado com o livro didático e incentivar o gosto pela leitura e escrita. "Parabenizamos a dedicação de toda comunidade escolar com o trabalho dedicado ao livro didático", ressalta. Para a responsável pelo Livro Didático na rede municipal, Roze Thomaz, a rede municipal está de parabéns pela dedicação. "As práticas de apoio à gestão seguem os princípios do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)", comenta.

Na Escola Municipal Interagir foram premiadas as diretoras Dilma de Almeida e Danielle Vieira, que agradeceram a parceria de toda escola. "Todos os profissionais estão de parabéns. O compromisso dos professores e auxiliares foi essencial para a conquista desta premiação", observaram.

A entrega de troféus emocionou a estudante Júlia da Cunha, 10 anos, vencedora do prêmio por produzir o slogan "Livro Didático você pode ganhar, a sua responsabilidade é devolver depois que utilizar". A estudante do 5º ano confessa que redigiu a frase com rapidez, mas não esperava ganhar o prêmio. "Estou feliz. Amo minha escola e amo leitura", comentou a estudante que ganhou kits pedagógicos, certificados e troféus de honra ao mérito.

Presentes os pais Deuzeni Pereira da Silva, Cláudio Cunha e a irmã Joyce Silva da Cunha se comoveram com a premiação. "A Júlia é muito estudiosa e disciplinada. Estamos muito orgulhosos", contou a irmã.

Já a cuidadora Maria Alice dos Santos Ozório e Silvana Veronese ganharam certificados e troféu de menção honrosa como professoras parceiras. Na oportunidade, elas relembraram a dedicação dos funcionários da escola e o apoio dos pais e responsáveis pelos estudantes. "Primamos pela conservação do livro, o desfazimento de forma ideal e o encapamento. O reconhecimento é fruto de um trabalho iniciado em 2016, período em que organizamos um espaço ideal para recebimento dos livros", pontua Maria Alice.

Outra ação de destaque na Escola Municipal Interagir foi o trabalho de devolução do livro didático, que conta com apoio dos pais de alunos que concluíram os estudos na escola. A programação integrou estudantes animados com o uso do livro didático. Entre eles estavam Enya Lopez dos Anjos, Camile Vitória da Silva e Jennifer Tavares. "Participamos do concurso de slogan e fazemos questão de cuidar do livro, pois outro colega poderá utilizar", contaram.

Polivalente

Já no turno da tarde, a entrega dos prêmios aconteceu na Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira, os ganhadores foram Sônia Dias e Ana Cristina da Silva (diretoras), Marcelo Abreu Gomes, como professor parceiro nas ações e Jaine Veras (professora cuidadora do livro didático). A lista de homenagens também conta com a estudante Hester Andrade, autora do slogan "O livro didático me ajudou a entender, evoluir e crescer, mas também é importante para outras crianças, então é preciso devolver".

Também premiada, a professora responsável pelo livro didático, Jaine dos Santos lembra que a parceria com os professores e equipe gestora é fundamental para o recebimento deste prêmio. "Nossos alunos ficaram muito envolvidos com a produção de slogans. Pudemos registrar a consciência quanto à preservação do livro, o que faz a diferença na escola", observa. Ela lembra que a cada três anos, o pai ou responsável assina termo de responsabilidade quanto a devolução e cuidado com o livro didático.


Fotos Relacionadas