Educação promove ações de prevenção à segurança nas escolas

09/06/2017 16:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Prevenção e segurança são debatidos na rede municipal

Minimizar conflitos, reforçar a prevenção em relação a possíveis casos de violência e melhorar a convivência no espaço escolar. Estes são alguns dos objetivos dos encontros realizados pela rede municipal junto às equipes gestoras das escolas que atendem alunos do 6º ao 9º ano. A iniciativa segue a proposta de estudar medidas preventivas, que possam contribuir no funcionamento das unidades e aproximação da comunidade escolar.

Com 1.200 alunos, o Ciep Municipal Oscar Cordeiro recebeu o encontro nesta quinta-feira(8). A reunião contou com a participação de professores e diretores da escola, além de coordenadores e superintendentes da Secretaria de Educação, que receberam as demandas do espaço como estudo do quadro de funcionários (lotaciograma), reforço do efetivo da guarda municipal e ações em prol da estrutura da escola e melhoria do processo de ensino.

Presente, o secretário de Educação, Guto Garcia, anunciou a reformulação do colegiado da rede municipal que, atualmente, só conta com diretores. A proposta é incluir profissionais como orientador pedagógico e educacional em um colegiado. "O colegiado tem a função de contribuir nas decisões da pasta, que atende cerca de 40 mil alunos", ressalta.

De acordo com a coordenação de Segurança Escolar, o Oscar Cordeiro receberá, a partir do mês de julho, o trabalho de mediação de conflitos junto aos alunos das turmas de 6º a 9º anos, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Correção de Fluxo Escolar. Além da conciliação entre os envolvidos e familiares, também será realizada a roda de conversa "Viver", atividade que contará com conversas informais com grupos específicos de estudantes sobre vida, caminhos e projetos.

Posteriormente, cada escola será responsável pela elaboração de um plano com ações práticas em que serão apontadas questões específicas de acordo com a realidade, para que sejam traçadas atividades estratégicas.

Segurança Escolar

Além da roda de conversa, a Coordenação de Segurança Escolar promoverá o projeto “A vida por um triz", baseado no livro do guarda municipal Eurico Costa. Na oportunidade, serão debatidos temas ligados à vida, violência, prevenção às drogas, família, ética e amizade. A programação acontecerá junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) e Aroeira. A Escola Municipal Aroeira contará com encerramento da atividade com programação especial no dia 27 deste mês, às 19h, com teatro e oficinas.