Educação promove aula inaugural do curso de Direitos Humanos

27/08/2009 09:10:16 - Jornalista: Clinton Davisson

A Secretaria de Educação de Macaé está realizando nesta quinta-feira (27), no auditório da Cidade Universitária, a aula inaugural do Curso de Educação em Direitos Humanos, que faz parte do projeto “Capacitação de Educadores da Rede Básica de Ensino em Educação e Direitos Humanos”. O curso tem carga horária de 132 horas/aula e será ministrado as quintas-feiras, das 9h às 17h, na sala 301 da Cidade Universitária.

A proposta do curso foi bem aceita e o total de inscritos chegou a 150 interessados. Ele é fruto de uma parceria entre a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o objetivo do projeto é a promoção de mudanças no sistema de ensino no sentido de implementar uma cultura de Direitos Humanos na sociedade macaense por meio da capacitação dos educadores, técnicos e gestores da rede básica de Educação, lideranças comunitárias, profissionais das cinco áreas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, junto a 15 estados da Federação. “A Funemac, enquanto instituição que fomenta o ensino superior em Macaé, assumiu a missão de organizar o pólo de educação em Direitos Humanos em parceria com a equipe da UFRJ”, explicou.

A aula inaugural contará com a presença de Marilena Garcia, do vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, da coordenadora Nacional do Projeto de Educação em Direitos Humanos, prof. Lúcia Guerra da UFPB, a coordenadora estadual do Projeto de Educação em Direitos Humanos, profª. Eliane Valle e o Diretor do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP), Robério Fernandes. Também foram convidados os secretários de Educação de municípios vizinhos, como Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu que encaminharam inscrições de profissionais das suas secretarias, o que coloca o município de Macaé na posição de fomentadora das ações de formação em Direitos Humanos na região.

Coordenado pela Universidade Federal da Paraíba em parceria com o SECAD-MEC, o projeto está ligado em âmbito nacional ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). No Rio de Janeiro, quem assume o papel de desenvolver o projeto em conjunto com os pólos de Educação em Direitos Humanos é a UFRJ.

O evento contará também com o apoio da Associação Macaense de Cegos (AMAC) que estará ajudando na transcrição em braile do material didático do curso o que favorecerá a participação dos deficientes visuais inscritos no curso. "Este será um verdadeiro exercício de cidadania que culminará com uma Audiência Pública de Educação em Direitos Humanos, fomentando a cultura de Direitos Humanos na sociedade macaense e região”, disse Robério Fernandes Dias, organizador do curso.