Educação qualifica mais de cem servidores em informática

31/08/2010 10:20:05 - Jornalista: Andréa Lisboa

Com a proposta de qualificar e formar servidores públicos municipais para a melhoria da qualidade do atendimento à população e de colaborar com a construção de políticas públicas para o município, a Secretaria de Educação, desde o ano passado, incrementou as ações do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP). O Instituto foi criado pela Prefeitura em 1999 para atender às necessidades de trabalho de diversos setores da gestão municipal. Atuando também para a inclusão digital, somente neste ano, o IAPP beneficiará mais de cem servidores.

Até dezembro, mais 44 servidores se formarão no curso gratuito de informática oferecido pela secretaria na Cidade universitária. Já é o terceiro grupo deste ano. O saldo de 2010 será de 105 funcionários municipais de variados setores qualificados em informática. As duas turmas, da manhã e da tarde, estão aprendendo ainda elaborar documentos administrativos no computador. Com a valorização profissional, a expectativa dos organizadores é maior satisfação do funcionário e maior agilidade e eficiência dos serviços.

- Já dobramos o número de qualificados de 2009, atingindo mais uma das metas propostas para este ano. Das 7.584 pessoas que passaram pelos cursos de extensão oferecidos pela Educação, na Cidade Universitária, neste último biênio, a grande maioria era de servidores municipais. Esse programa é uma importante política pública do município, informa a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

- Eu tinha vontade de aprender informática, mas nunca tive oportunidade. Agora, tenho a chance de melhorar minha vida profissional e de ser aprovada para outros cargos em concursos da prefeitura, diz a servidora da Secretaria de Administração, no cargo de auxiliar de serviços gerais, Nilma Vieira, de 47 anos.

- Procurei o curso para me atualizar, porque vejo que as crianças sabem bastante de informática e pegam a gente de surpresa. Acredito que vá me auxiliar no trabalho, porque o conteúdo vai ao encontro das necessidades de nossa creche, tanto as de sala de aula, quanto da secretaria da escola. Está muito interessante”, considera a servidora, no cargo de auxiliar de serviços escolares de escola municipal de educação infantil na Aroeira, Alexandra Dias, de 36 anos.

As aulas das últimas duas turmas tiveram início em 12 de agosto e se estenderão até 23 de dezembro. “Fora os conteúdos ligados aos programas de informática, estamos ensinando a elaboração de documentos administrativos no computador”, diz o professor do IAPP, Carlos Eduardo Rocha. A turma terá acesso a conceitos e à prática em Windows, Word, Excel, Power Point e Internet, em 60 horas de aulas.