Educação: quase dez mil pessoas capacitadas em dois anos

22/12/2010 10:59:19 - Jornalista: Andréa Lisboa

Programa de formação continuada da prefeitura chega neste mês a marca de 9.921 servidores capacitados em dois anos

O programa de formação continuada da prefeitura de Macaé chega neste mês a marca de 9.921 pessoas capacitadas, em dois anos. A sua maioria são servidores de diversos setores da administração municipal. A Secretaria de Educação (Semed), por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e dos convênios com as universidades federais instaladas na Cidade Universitária, vem superando a cada ano suas metas para qualificação do setor público municipal.

O secretário de Educação, Guto Garcia, informou que as finalidades do programa são a valorização do profissional e a utilização dos conhecimentos produzidos na Cidade Universitária em benefício do cidadão, que receberá um atendimento de melhor qualidade do servidor público. Além da capacitação de servidores, o secretário destacou os projetos sociais e de inclusão digital realizados através da Funemac e ainda as diversas parcerias firmadas.

- Em dois anos, 434 jovens e idosos foram assistidos por projetos de inclusão digital e social pela Funemac. Tivemos também as iniciativas da UFRJ e da UFF no campo da extensão acadêmica que muito contribuíram para que atingíssemos o número de quase 10 mil pessoas que passaram por alguma atividade de capacitação a partir dos conhecimentos gerados na Cidade Universitária.

A Secretaria de Educação, através do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) promoveu 33 cursos com 2.455 participantes. Os cursos foram elaborados em colaboração dos diversos órgãos municipais atendidos pelo instituto. Além disso, foram apoiadas as ações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como as oficinas e os minicursos do “Verão com Ciência 2010” e do “Inverno com Ciência 2010”, com 1.399 freqüentadores, e mais dois cursos, também pela universidade, que formaram 85 pessoas.

Quatorze outras ações somam-se a essas, como seminários, palestras, oficinas e simpósios promovidos através da Funemac, com 5.483 participantes. Todos os eventos foram gratuitos e abertos à comunidade. Para a realização de algumas dessas atividades de extensão, a Secretaria de Educação firmou parceira com a UFRJ, com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com a Ordem dos Advogados do Brasil de Macaé (OAB) e com o governo Federal e Estadual, aderindo a diversos programas.

Nesse período, a Educação, através da Funemac, ofereceu mais de 300 bolsas de estudo, para pesquisa, extensão e auxílio. A Semed formou ainda 150 especialistas, promovendo cinco cursos de pós-graduação Lato Sensu: ´Alfabetização´, ´História Regional´, ´Gestão Escolar com Ênfase em Gestão Democrática´, ´Práticas Transdisciplinares e Violência´ e ´Afrocartografias, marcas da Travessia do Negro no Atlântico´. Ainda foi aberta neste ano a pós-graduação ´Gestão Pública Municipal´, com setenta integrantes.

Fora os números desse programa desenvolvido a partir da Cidade Universitária, a Secretaria de Educação conta ainda com os de beneficiados por formações técnicas e profissionalizantes através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), superando assim a marca de 10 mil pessoas capacitadas.