Educação realiza curso de prevenção à violência nas escolas

20/09/2017 15:20:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom/João Barreto

Profissionais da rede interessados no curso devem procurar a unidade da Secretaria de Educação

Com o objetivo de prevenir a violência nas escolas, através da cultura da paz, do diálogo e do encontro, a rede municipal segue até o dia 25 de outubro com a Formação para Mediação Escolar. O curso é direcionado a orientadores educacionais, diretores e coordenadores que atuam na rede municipal e nas unidades do Centro Especializado ao Escolar (Cemeaes). Os profissionais da rede interessados em ser um mediador devem procurar a unidade da Secretaria de Educação que funciona na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. As próximas datas do curso são dia 27 (quarta-feira) e 11, 18 e 25 de outubro.

A programação abrange mais quatro encontros que acontecem das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30 com carga horária total de 60 horas. Segundo o coordenador do curso de mediação e orientador educacional, Doutor e Mestre em Cognição e Linguagem (UENF), Décio Guimarães, o curso foi idealizado com objetivo de formar a primeira equipe de mediadores da rede municipal de ensino de Macaé.

- Estamos oferecendo aos profissionais da rede condições para atuarem nas suas unidades escolares. Depois da primeira formação faremos um grupo de formadores que serão multiplicadores tendo como maior ganho a promoção de uma cultura de paz nas escolas da rede -, explica Décio.

A primeira aula, iniciada na semana passada, teve como abordagens os seguintes temas: A mediação no contexto escolar e Ressignificando os conflitos. O módulo também debateu temas como Cultura de paz, Perfil do mediador escolar, Estratégias de negociação, Técnica de Mediação Comunicação não violenta, além de Diversidade Cultural e Direitos Humanos

Para a professora doutora Patrícia Teles Álvaro, que atua no campus da UFRJ, a melhor maneira de evitar os conflitos é construindo uma cultura de paz. "Muitas vezes falamos de violência e nós provocamos a violência ou praticamos a violência. A formação vai propor uma reflexão ampla sobre os comportamentos e como os profissionais vão poder mediar os conflitos nas unidades escolares, frisa Patrícia.

No primeiro dia da formação a professora trabalhou os temas Construindo a Cultura de Paz, Self e Modelos Cognitivos nas Relações Sócio-humana e Mudanças de Paradigmas por meio dos recursos da Ciência Linguístico-Cognitivos. O curso é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Brasil Multicultural e o Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem.

Programação


  • Módulo 2 - 27/09 - Prof. Me. Décio Nascimento Guimarães e Profa. Me. Giséle Pessin

  • Módulo 3 - 11/10 - Prof. Me. Décio Nascimento Guimarães e Prof. Dr. Jefferson Cabral Azevedo

  • Módulo 4 - 18/10 - Profa. Dra. Shirlena Campos de Souza Amaral e Prof. Me. Décio Nascimento Guimarães;

  • Avaliação e Encerramento - 25/10 - Prof. Me. Décio Nascimento Guimarães e Profa. Dra. Bianka Pires.