Educação realiza treinamento com fornecedor de alimentação escolar

28/06/2010 08:31:44 - Jornalista: Liliane Barboza

A Secretaria de Educação por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar
realizou um treinamento com supervisores da COAN (Empresa que fornece alimentação escolar) para aplicação do Teste de Aceitabilidade em algumas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é realizar uma formação contínua para os profissionais que trabalham no setor.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, no ano passado, decidiu separar a Coordenação de Suprimentos da de Alimentação, por entender que a questão da alimentação fornecida na escola é muito importante. Dessa forma, a Coordenação de Alimentação ficou sob a responsabilidade da Subsecretaria de Administração.

- Será feita a programação da data de aplicação do teste e o diretor da Unidade Escolar (EU) será avisado através de ofício enviado pela Coordenadoria da Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, acrescentou Marilena.

De acordo com informações da coordenadora de Alimentação Escolar, Dina Reis, o teste de aceitabilidade será realizado em algumas escolas e, para que isso seja realizado com êxito, no próximo mês, as merendeiras passarão por um treinamento.

- A merendeira não será comunicada que haverá o teste de aceitabilidade naquele dia, o horário de aplicação, bem como todo o procedimento. O nutricionista que aplicará o teste chegará à escola uma hora antes do horário marcado com objetivo de apresentar à diretora e à professora responsável pela turma participante, explicou.

A coordenadora explicou ainda que a turma selecionada irá ao refeitório e participará da degustação. Em seguida, será preenchido o teste de aceitabilidade. As fichas serão guardadas em envelope identificado e grampeado.

Dina disse que no final do teste será realizada uma análise, caso os resultados não sejam satisfatórios atingindo um índice de 85% de aceitação, medidas corretivas serão adotadas para garantir a qualidade da alimentação escolar.