Educação: renovação de matrícula começa dia 17

05/10/2011 08:19:17 - Jornalista: Andréa Lisboa

As renovações de matrícula para o próximo ano letivo deverão ser feitas pelos responsáveis dos estudantes da rede municipal de ensino, a partir de 17 de outubro, nas unidades onde estudam. Não será necessário apresentar nenhuma documentação. Mas é importante confirmar o interesse de que o aluno permaneça na escola mediante assinatura de documento.

No final do mês de outubro, a Secretaria de Educação dará início ao processo de encaminhamento de estudantes do pré-escolar II e do 5º de escolaridade das unidades que não oferecem as séries seguintes, para o 1º e 6º ano do ensino fundamental respectivamente. Os responsáveis deverão indicar ao menos duas escolas para encaminhamento, para que os alunos possam continuar seus estudos.

Logo depois de concluído o processo de encaminhamento será aberto o período para a pré-matrícula para o ano letivo 2012. É obrigatória a pré-matrícula de crianças e adolescentes de quatro a dezessete anos de idade. O secretário de Educação, Guto Garcia, garante que haverá vagas para todos os alunos dessa faixa etária.

- Como acontece em 2011, todos os estudantes em idade escolar obrigatória que optarem pela rede municipal de ensino, em 2012, serão incluídos. Além disso, neste ano, ampliamos a oferta de vagas na educação infantil para crianças de dois e três anos, que será aumentada ainda mais no próximo, com a entrega às comunidades de escolas para esse segmento, ressalta Guto.

Para a pré-matrícula em escolas de educação infantil basta a apresentação da certidão de nascimento da criança. Para o Ensino Fundamental, além do documento de identidade, é necessário o protocolo que informa a série do estudante. Outras informações sobre a pré-matrícula e o remanejamento serão divulgadas pela secretaria ainda neste mês.