Educação: UFF se consolida em Macaé com a nomeação de 15 professores exclusivos

05/05/2010 12:36:53 - Jornalista: Andréa Lisboa

Um forte indicativo da consolidação do processo de interiorização da Universidade Federal Fluminense no estado do Rio de Janeiro é a nomeação de 15 professores exclusivos para o campus Macaé, na Cidade Universitária. A Prefeitura por meio da Secretaria de Educação apoia a universidade como forma de incentivo a fixação de entidades de ensino público superior de qualidade no município, para o desenvolvimento de um pólo gerador de conhecimento para a região.

- Apoiando as instituições públicas de ensino superior hoje atuantes na Cidade Universitária, que dispõe de doze graduações da UFF, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Faculdade Pública Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), porque pretendemos criar um pólo gerador de conhecimento e desenvolvimento para toda a região, que venha trazer benefícios diretos para a população -, declarou a vice-prefeita e Secretária de Educação, Marilena Garcia.

Oito professores do curso de Direito da UFF e dois do curso de Ciências Contábeis foram nomeados neste semestre especificamente para o campus Macaé. Cinco de Administração já estão atuando na Cidade Universitária. Mais um concurso foi aberto na área de Ciências Contábeis e a previsão de contratação para esse curso e para Administração é de mais onze docentes para 2011.

- A nomeação e a realização de concurso público para professores exclusivos para Macaé já um indicativo da permanência de todos os programas de interiorização voltados para o município. Com a consolidação do quadro próprio, será possível se concretizar um pólo da UFF na cidade -, ressaltou o gestor das atividades acadêmicas e coordenadoras de apoio e infraestrutura do curso de graduação em Direito em Macaé, Carlos Alberto Considera.

Os gestores do pólo Macaé já prevêem a implantação de cursos de extensão e de pós-graduação. Os cursos da UFF Macaé são uns dos mais bem conceituados da região. Três alunos da Cidade Universitária ficaram entre os dez primeiros colocados no último concurso público da Petrobras em suas áreas de formação.

- Os alunos desses cursos já saem da faculdade empregados. Temos o orgulho de proporcionar ao município essa mão de obra qualificada -, disse o diretor das Faculdades de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF, Fernando Freire Bloise.
Fernando Bloise em Macaé responde pelos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, que juntos têm 480 alunos. Ele informou que a universidade está em fase de conclusão de um novo convênio com a Prefeitura, que prevê, dentro de seis anos, a doação de um prédio para sediar a instituição.
Direito

O curso de Direito da UFF está em fase de transição da grade curricular com o intuito de modernizar a formação do bacharel na área. Com o novo currículo, o curso será reduzido de doze para dez semestres. “O que ministramos hoje em Macaé é tão moderno ou mais do que está se fazendo na sede, porque na sede ainda há muitas turmas com o currículo antigo”, disse o gestor de Direito.

O currículo proposto, a partir deste ano, tem tendência à abertura para disciplinas como Sociologia, Psicologia, Antropologia, Filosofia, Ética e Ciências Políticas. A intenção é tornar o profissional mais sensível às transformações da sociedade. Neste semestre, o curso de Direito conta com três turmas, uma de manhã e duas à noite. Com a expansão do curso, mais professores serão nomeados.