Educação: valorizando a formação integral do aluno

21/12/2010 12:59:44 - Jornalista: Douglas Fernandes

Secretaria de Educação desenvolveu uma série de atividades nas áreas de cultura, esporte, meio ambiente e saúde

Possibilitar ao aluno da rede municipal uma formação completa, pautada na aquisição de conhecimentos múltiplos que lhe oportunizem o desenvolvimento das habilidades e aptidões relacionadas às variadas formas de expressão. Essa foi uma das missões da Secretaria Municipal de Educação de Macaé no ano de 2010, que desenvolveu uma série de atividades nas áreas de cultura, esporte, meio ambiente e saúde.

Um dos destaques no ano foi a contratação, por meio de edital, de monitores e oficineiros para as escolas de horário integral. Macaé tem sido um dos primeiros municípios a implantar a determinação feita Ministério da Educação. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, que promete para 2011 a implantação do horário integral em apenas 8 unidades de sua rede. Em Macaé existem 39 unidades escolares.

Atendendo a lei 10639/03, a Secretaria de Educação promoveu o Programa de Cultura afro-brasileira. O programa trabalha com professores e alunos da rede pública municipal de ensino toda a história e cultura afro e consiste em palestras e apresentações culturais sobre o tema, além de visitação às bibliotecas escolares, a fim de verificar as obras que abordem as questões. A Cultura Afro também foi explorada no projeto Literarte onde os alunos da rede apresentaram na Praça Veríssimo de Mello a cultura de alguns países do continente Africano.

Entendendo que o Esporte também é importante para o desenvolvimento do aluno, a secretaria realizou a entrega de kits de Recreação para escolas de horário integral e de kits esportivos 2010. Os kits têm como incentivar a prática esportiva.

No meio ambiente, além da participação na III Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, que apresentou as ações desenvolvidas na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos (antiga escola Arco-Íris), sobre a coleta seletiva, foi lançado o Programa de Coleta Seletiva, na Secretaria Municipal de Educação.

Difundindo a cultura na rede escolar foi desenvolvido na rede diferentes manifestações artísticas como a Exposição Mestres Brasileiros, proporcionou a 30 alunos da rede a oportunidade de participar da Oficina de Artes Plásticas, promovida pelo curador da Exposição. Os trabalhos dos alunos do Colégio Municipal do Sana sobre a África também foi exposto na Cidade Universitária atraindo centena de visitantes.

O Educanvisa, desenvolvido Pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), onde as escolas de todo o país inscrevem os programas desenvolvidos na unidade escolar relacionados a saúde. Três trabalhos desenvolvidos pelo município de Macaé foram selecionados e apresentados, em Brasília para todos os municípios do país que também participaram.

Outros dois projetos de saúde que tiveram relevância foram o concurso de “Gotinhas Homeopáticas” e o Dia D da Dengue. O primeiro, organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, consistiu na realização de palestras nas escolas. O segundo, em parceria com o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), teve como público alvo monitores de Saúde, Meio Ambiente e Cultura das Escolas de Horário Integral e aconteceu no Horto Municipal, na Estrada do Imburo. Participaram do evento profissionais da área médica e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.