Educadores debatem melhorias para ensino de horário integral

27/03/2009 14:59:11 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Encontro foi organizado pela Secretaria de Educação por meio do Instituto de Administração de Políticas Públicas de Macaé

Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino no município, a Prefeitura de Macaé está promovendo desde a última quinta-feira (26) na Cidade Universitária, um encontro entre educadores da rede e a doutora em Educação, Lúcia Veloso. O objetivo do encontro é debater concepções, pressupostos e os desafios da educação em horário Integral nas escolas de Macaé. Participam do encontro orientadores pedagógicos e educacionais, supervisores de ensino, subsecretários, a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, e o vice- presidente da Fundação Educacional de Macaé, Joelson Tavares.

Nesta sexta-feira (27) Lúcia Veloso está visitando as escolas de tempo integral. Ela vai elaborar um diagnóstico e propor algumas ações que serão analisadas pela secretária municipal de educação. Após as visitas a doutora irá se reunir com diretores, professores, pedagógicos e oficineiros das escolas que participam do horário integral.

- Já começamos o processo de qualificação do ensino das escolas em tempo integral. Na próxima sexta-feira (3) a Prefeitura iniciará um curso de capacitação para oficineiros e monitores, na Cidade Universitária. Estão sendo oferecidas 100 vagas e as inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Educação. A duração do curso é de três meses. A consultoria da doutora Lúcia é outra demonstração de que buscamos aperfeiçoar o trabalho das escolas de tempo integral, reconhecendo a importância e a necessidade de ajustes, informou Marilena Garcia.

Nesta quinta-feira (26) a doutora falou sobre a importância e necessidade de implantação do ensino integral em todas as escolas da rede pública. Para ela, a qualidade da educação nas instituições começa com a capacitação e qualificação de seus profissionais. “Todas as categorias de ensino tem que estar integradas, tanto pedagogos, supervisores de ensino e educadores, para que a verdadeira mudança possa partir das pessoas acerca de uma concepção de educação integralizada onde se dá ao aluno o direito de aprender.”, disse ela.

A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Meio Ambiente e Esportes, Conceição de Maria, disse que a iniciativa proposta pelo prefeito Riverton Mussi irá modernizar todos os segmentos do ensino de Macaé, beneficiando de forma positiva alunos e professores. “O governo Riverton está conseguindo levar aos nossos educadores ferramentas de ensino, para que estes possam oferecer mais qualidade nas escolas”,disse Conceição.

O encontro foi organizado pela Secretaria de Educação por meio do Instituto de Administração de Políticas Públicas de Macaé (IAPP). De acordo com o diretor do Instituto, Robério Fernandes, a colaboração da professora Lúcia, levará os profissionais da educação a uma reflexão acerca de seus projetos pedagógicos e das necessidades de se implantar nas escolas a educação de horário Integral.

Lúcia Veloso é graduada em Letras (Português-Inglês), possui mestrado em Administração de Sistemas Educacionais e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Foi diretora de capacitação do magistério durante a implantação (1992-1994) dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP) e consultora da Fundação Darcy Ribeiro até 2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: escola pública, escola de horário integral, representações sociais, Darcy Ribeiro, CIEP e formação de professores e vai ajudar o IAPP neste trabalho de construção de conhecimento acerca dos estudos necessários para o aprimoramento da pratica pedagógica nas escolas de educação de Horário Integral.