Educadores do município usam blog como ferramenta pedagógica

04/09/2009 09:40:47 - Jornalista: Douglas Fernandes

Utilizar a internet como ferramenta de trabalho, tanto para pesquisas ou trabalhos pessoais já se tornou rotina na internet. Nos últimos anos ela também passou a servir como mecanismo pedagógico e de integração entre profissionais dos mais diferentes segmentos. Pensando nisso, coordenadores de matemática do ensino fundamental da secretaria de Educação do município, criaram o blog www.coordenadasmatematicas.blogspot.com, que tem como objetivo auxiliar e orientar os professores da disciplina quanto ao aprimoramento das atividades em sala de aula.

Com dois meses no ar, o blog já começa a integrar os professores. Na avaliação da coordenadora de matemática do 6º ao 9º ano da rede, Vanessa Arenari o espaço virtual ainda está nos primeiros passos, mas com resultados significativos. “O Coordenadas foi para o ar durante as férias de julho e com a mudança do retorno às aulas, tivemos problemas quanto à divulgação dessa nova ferramenta. Mesmo assim, estamos satisfeitos com o retorno que estamos obtendo dos professores”, disse.

Pelo “Coordenadas matemáticas” é possível ficar a par das reuniões da coordenadoria, baixar material dos encontros já realizados, além de acessar a publicação de textos, tirar dúvidas e ficar informado sobre os projetos desenvolvidos pela Educação na rede de ensino. O blog ainda possui uma comunidade no site de relacionamentos Orkut com a mesma proposta.

A criação do site foi motivada por uma estratégia simples da educadora: a necessidade de levar uma complementação pedagógica eficiente aos professores dessa disciplina. “A matemática sempre foi considerada uma matéria complicada pelos alunos. Por outro lado, alguns docentes enfrentam limitações quanto à transmissão do conteúdo para a classe. Decidimos usar a internet como uma eficiente ferramenta pedagógica, que hoje é indispensável para a prática de qualquer profissional”, completou Norma Tanus, também coordenadora de Matemática.

A facilidade de troca de informações entre coordenação e professor também contribuiu para que os educadores criassem a página na internet. “Existe certa dificuldade de locomoção que acaba por dificultar a relação entre os dois segmentos. Com o blog, ele um poderá acessá-lo em qualquer lugar e receber respostas de dúvidas ou apresentar propostas de forma rápida e eficiente”, acrescentou Norma.

- Hoje em dia o professor não pode mais ignorar a tecnologia. Mais do que isso, ele tem de aproveitar o interesse que ela desperta para atrair a atenção dos alunos. É preciso um trabalho de motivação em sala de aula, atualização constante e nisso a internet ajuda muito, completou Vanessa.