Educando na Cidadania reúne professores em ciclo de palestras

09/07/2009 15:24:50 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Robson Maia

Projeto segue até novembro, envolvendo 12 escolas

O projeto Educando na Cidadania, do Programa Macaé Cidadão da prefeitura, trabalho feito em parceria com a Secretaria de Educação, reuniu cerca de 400 profissionais de ensino, no auditório da Faculdade de Ciências e Letras de Macaé (Fafima). O tema principal do Educando na Cidadania para o ano de 2009 é “Vida em Sociedade – Respeitando as Diferenças”.

Nesta quarta-feira (8) a mestre em Serviço Social pela UFRJ e doutora em Sociologia pela USP, Silene de Moraes Freire, ministrou palestra com o tema “Direitos Humanos e Justiça”. Na palestra, a professora falou sobre problemas do mundo moderno, como o individualismo do homem, direitos humanos e a desigualdade social.

Nesta quinta-feira (9), o assunto discutido foi “Ética e Sustentabilidade”,com o doutor em Engenharia de Produção e coordenador do Núcleo de Solidariedade Técnica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sidney Lianza. O especialista em Educação e graduado em História, José Augusto Aguiar, falou sobre “Conviver com Solidariedade e Tolerância”.

Para a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, é muito válido que os professores de Macaé absorvam novos conteúdos a respeito das alternativas e idéias que estão sendo debatidas nas palestras.

- É necessário participação conjunta entre o Programa Macaé Cidadão e os professores das instituições de ensino. Já sabemos que as escolas têm contribuído para o aprofundamento da concepção de cidadania, entretanto, o Macaé Cidadão quer agregar valor, acrescentando conhecimento aos debates e às reflexões acerca de cidadania, disse Amélia.

O projeto Educando na Cidadania envolve este ano 12 escolas da rede pública. O projeto envolve pais, alunos e professores, com diferentes atividades sobre o tema proposto. O Educando na Cidadania termina em novembro.