Em fase final de construção a ETE do Lagomar

23/11/2009 10:27:46 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Ampliando o saneamento básico do município, prefeitura conclui a ETE para tratar o esgoto de mais de 20 mil pessoas

Está em fase final de construção mais uma Estação de Tratamento de Esgoto do município, a ETE do Lagomar, que vai tratar o esgoto de mais de 20 mil pessoas. Com essa obra, a prefeitura avança na ampliação do saneamento básico do município e investe, com recursos próprios, R$ 9 milhões. Construída em módulos, podendo ser ampliada no futuro, a ETE do Lagomar está situada ao lado da ETE do Engenho da Praia.

Segundo informa a empresa responsável pela construção da ETE do Lagomar, a Construtora Avenida, a parte física da obra já está concluída e será iniciada agora a montagem dos equipamentos para o funcionamento da ETE, que deverá entrar em funcionamento no início do próximo ano.

Para completar o esgotamento sanitário do bairro, foram construídas, dentro do Lagomar, seis elevatórias que vão captar o esgoto e direcioná-lo para a estação de tratamento. Já foi iniciada a instalação das bombas de sucção dessas elevatórias. O Lagomar receberá, na segunda fase das obras, mais quatro elevatórias para captar e direcionar o esgoto.

A ETE do Lagomar ocupa área de seis mil metros quadrados dentro do sistema de tratamento. Conta com prédios da subestação, na entrada do terreno, e o prédio onde funcionarão a área administrativa e o laboratório da ETE, caixa de areia, elevatória que vai conduzir o esgoto captado aos dois tanques de tratamento, 50 metros de comprimento, por 12 de largura e 6,20 metros de altura. O primeiro tanque recebe o esgoto e o segundo, efetua o tratamento do efluente. Também já está concluída, interligada aos tanques, a casa de máquina, que vai receber o esgoto e o bombear para os tanques de tratamento.

Nela, o esgoto vai passar por um tratamento primário para a retirada dos sólidos. O esgoto segue por uma caixa de areia e é recalcado para o tanque de aeração para o oxigênio propagar as bactérias. Após essa etapa, o efluente vai para o decantador, onde as impurezas são separadas. A partir daí, o efluente sai tratado, sendo encaminhado para uma vala de filtração e infiltração que faz o polimento da água. O nitrogênio e o fósforo do efluente são retirados para que o líquido final seja lançado no canal. A água tratada pode ser reaproveitada para regar jardins em áreas públicas devido a alta pureza do efluente.

Com a construção dessa ETE, a administração municipal avança nas ações do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento básico do município. Essa ETE é mais um passo do Projeto Lagomar, que vem beneficiando o bairro com obras de infraestrutura urbana desde 2006, com construção das redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto, pavimentação das ruas, além da instalação de rede de água, que será ligada pela Cedae a uma rede principal já existente no bairro, para levar água a todas as residências.

As obras da ETE do Lagomar são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop). Nas obras de infraestrutura urbana no Lagomar, a prefeitura de Macaé já investiu, nos últimos quatro anos e me0io, mais de R$ 30 milhões.