Encerrada a etapa cultural do XI Dia de Conscientização do Pontal

12/05/2009 16:09:19 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Ana Chaffin

Evento teve a participação de mais de 50 escolas

Foi encerrada nesta terça-feira (12), no Teatro Municipal de Macaé, mais uma etapa do XI Dia de Conscientização do Pontal. Dança, música e teatro foram a tônica das manifestações culturais apresentadas pelos estudantes das escolas da rede municipal de ensino e grupos organizados para pontuar o tema deste ano: água e lixo.

A programação tem como objetivo principal conscientizar as comunidades que vivem próximas do Rio Macaé a não jogar lixo em seu leito ou nos afluentes e a preservar a qualidade da água, além do cuidado que se deve ter com o lixo. O evento, que faz parte do programa “Conhecer para Preservar”, é uma realização da secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb) e Agenda 21, que conta com a parceria da Secretaria de Educação e o apoio da Petrobras.

Na tarde de segunda-feira, 29 grupos subiram ao palco para mostrar arte, talento e muita criatividade. A Escola Municipal Neuza Goulart Brizola, localizada na Barra de Macaé, por exemplo, emocionou o público formado pelas comunidades ribeirinhas, com um coral apresentando um plágio da música “Entra na minha casa”, de Regis Danese, com uma nova letra. A canção teve como revelação de voz uma aluna de 10 anos, do quarto ano fundamental, conclamando todos a refletir sobre ações que salvam a natureza e que preservam a água.

Ninho do Sabiá – O grupo Alvorecer da Terceira Idade “Ninho do Sabiá” também fez uma homenagem ao meio ambiente local, com um tributo à Lagoa Imboassica. Em verso e prosa cantaram um lamento pela atual degradação daquele corpo hídrico, lembrando sua exuberância no passado.

Naquela oportunidade, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, que abriu o evento, convocou as crianças e adolescentes a também cuidar da cidade. “Convido vocês a cuidar de Macaé, pois precisamos transformá-la numa cidade mais bonita e sustentável”, disse.

Júri – O júri que avaliou um seriado de quesitos apresentados pelas manifestações culturais dos grupos comunitários e escolares foi formado pelo subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, pela Secretária Executiva da Agenda 21, Alba Corral, pelo ambientalista e pescador Tio Jorge e por Carolina Benassuly, do Projeto Mosaico da Petrobras.

Na manhã desta terça-feira, mais 23 escolas subiram ao palco para declarar em forma de dança, teatro e música sua conscientização acerca das ações que preservam a água e dão destino final ao lixo.

O coordenador Paulo Barcellos informou que essa etapa realizada no teatro faz parte da gincana ambiental do XI Dia de Conscientização do Pontal, onde os participantes sempre apresentam um tema de cunho ambiental. Ele explicou que no próximo mês todas as escolas participantes irão realizar um dia de atividade na praia do Pontal e na Escola de Pescadores para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e no mês de julho haverá exposição das etapas anteriores, das obras selecionadas, divulgação, premiação dos vencedores e o encerramento da programação deste ano.