Enfermagem: Simpósio destaca valorização do profissional

19/05/2009 14:46:55 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Simpósio prossegue nesta quarta

Prossegue nesta terça e quarta-feira (20), o III Simpósio Municipal de Enfermagem promovido pela prefeitura de Macaé por meio da coordenação de Enfermagem da secretaria de Saúde. Durante a solenidade de abertura, na noite de segunda-feira (18), no Teatro Municipal, o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, que representou o prefeito Riverton Mussi, ressaltou a importância e o compromisso do governo municipal na promoção da educação continuada dos profissionais da rede.

- A valorização do profissional de enfermagem, reconhecidamente a maior força de trabalho da saúde, é uma das principais prioridades da atual gestão municipal, que visa a dignidade e autonomia no exercício da profissão, disse.

O coordenador de Enfermagem, Ivanildo Drumond lembrou ainda as conquistas da classe no último ano, como a redução da jornada de trabalho para 24 horas semanais e a obrigatoriedade de local de repouso nas unidades de atendimento de emergência. “Eram reivindicações antigas da classe e que o prefeito Riverton Mussi e o atual secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, na época como vereador, entenderam a importância destas novas regulamentações para todos os profissionais”, frisou.

Ivanildo falou que a escola do tema “A gente dá muito valor a quem está por perto”, faz parte deste momento de conquistas e valorização pela qual a classe vem passando. “Não podemos esquecer que os profissionais de enfermagem hoje estão representados na secretaria de Saúde, pelo sub-secretário, Edilson Simões que é enfermeiro”.

Também presente ao evento, a presidente da Junta Interventora do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren – RJ), Rejane de Almeida falou das medidas propostas e aprovadas pelo conselho nestes últimos 12 meses de gestão. Algumas das medidas foram referentes a redução em 31% da anuidade e associada a ela a redução da multa por atraso no pagamento das anuidades (8% para 2%), além da gratuidade da segunda via da cédula de identidade em caso de furto ou alteração de nome. Atualmente, o conselho possui em todo Estado um total de 186 mil registros.

Representando a Câmara Municipal, o vereador e médico Carlos Emir Júnior ressaltou a iniciativa do secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, em escolher um profissional de enfermagem para ser seu subsecretário. “Não se faz saúde sem uma equipe multiprofissional. As demandas dos pacientes são cada vez mais complexas e neste contexto uma equipe composta por diversos profissionais é fundamental”, observou.

Participaram ainda da solenidade de abertura o subsecretário de Saúde, Edílson Simões, e o diretor superintendente do Hospital Público Municipal (HPM), Felipe Barreto. A palestra de abertura foi com a doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas e professora titular da UFF, Ana Lúcia Abrahão, que falará sobre a “Integralidade da atenção à saúde”.

Nesta terça-feira, o evento teve início às 8h com apresentação de pôsteres comentados, seguido de esquete teatral do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas). Ainda na parte da manhã, foram realizadas mesas redondas “Abordagem sindrômica nas doenças sexualmente transmissíveis”, “Sífilis Congênita – a importância da consulta de enfermagem” e “Notificação das doenças sexualmente transmissíveis”.

À tarde a programação prossegue com outros temas, com encerramento previsto para às 17h. Estão participando do evento profissionais e estudantes de enfermagem.

Na quarta-feira, as oficinas serão realizadas no Centro de Educação Tecnológica (Cefet), unidade Macaé. De acordo com o coordenador de Enfermagem, Ivanildo Drumond, os alunos e profissionais do Cefet Campos irão participar do evento através de vídeo conferência.

Audio

Entrevistado: Dr Eduardo Cardoso Secretário de Saúde
Reporter: Wilton Santos