Engenho da Praia: comunidade satisfeita com instalação da rede de água

15/01/2009 16:20:06 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: João Barreto

Rede de água é fruto de parceria da prefeitura com a Cedae

O Engenho da Praia está sendo beneficiado com a instalação da rede de distribuição de água pela Cedae, através da parceria firmada pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o governador do Estado, Sérgio Cabral. O bairro, localizado nas proximidades da Rodovia Amaral Peixoto e Lagomar, apesar de ter mais de 15 anos de existência, não contava, até agora, com rede de água da Cedae.

Os moradores, para ter água em suas casas, usavam poços artesianos, cisternas para recolhimento de água das chuvas, ou baldes e outros depósitos para “pegar” a água na caixa d’água comunitária instalada pela prefeitura próximo à Escola Municipal Engenho da Praia.

Agora, quando a Cedae, em parceria com a prefeitura, começou a instalar a rede de distribuição de água, que vai chegar a todas as torneiras nas residências, os moradores comemoram, segundo o presidente da Associação de Moradores, Alexandre Aguiar de Siqueira.

- Durante anos, aguardávamos esse benefício e nada acontecia. A água aqui sempre foi “artigo de luxo”. Quem pode, compra água. Quem não pode, só contando com os poços artesianos, cisternas para captação de água de chuva ou, carregar baldes ou latões, trazendo a água da caixa de água comunitária. A parceria firmada pelo prefeito Riverton com o governo do Estado, através da Cedae, está ajudando a nossa população e todos estão satisfeitos, disse Alexandre, acrescentando que no Engenho da Praia vivem cerca de 500 famílias e três mil moradores.

Morador no Engenho da Praia há mais de 12 anos, o pastor Pedro, da Igreja Evangélica Pentecostal Povo de Deus, considerou que a parceria entre a prefeitura e o governo da Estado, através da Cedae, foi a solução para o problema de falta d’água no município. “A união entre o prefeito Riverton Mussi e o governador Sérgio Cabral foi providencial para o município, para resolver a carência de água de Macaé. Resido aqui há 12 anos e, para ter água, tenho um poço artesiano e uma cisterna para captar água de chuva. A população utiliza muito a caixa de água comunitária para não ficar totalmente sem água em casa. O Engenho da Praia nunca teve água encanada. Ficamos satisfeitos ao ver a Cedae chegar e começar a obra”, falou o pastor.

Desde cinco de janeiro, a Cedae trabalha no bairro, instalando as redes de distribuição de água e os hidrômetros. Na quarta-feira (14), havia várias frentes de obras, como nas ruas Minas Gerais, Rondônia, Rio Grande do Sul, entre outras. Na localidade, serão instaladas cerca de mil novas redes de distribuição de água e os respectivos hidrômetros, levando a água da Cedae a todas as residências. Para atender a todo o bairro, as obras devem se estender por cerca de dois meses, informa o superintendente da Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio de Aguiar.

- Depois de instalada toda a rede, o Engenho da Praia contará com água potável, vinda da adutora da Severina, cujas obras de expansão foram inauguradas pelo governador Sérgio Cabral em 2008. As obras no bairro são continuação da parceria firmada pelo prefeito Riverton Mussi com o governo do Estado, com o objetivo de levar água a toda Macaé, disse Marcos Túlio, colocando também que, após a instalação da nova rede, a prefeitura completa o serviço, recuperando o calçamento das ruas e as calçadas.

Prefeito Riverton ressalta a parceria com a Cedae para trazer mais água a Macaé

Sobre a expansão da rede de água atendendo a mais uma comunidade de Macaé que não contava com rede de distribuição de água, o prefeito Riverton Mussi ressaltou a importância da parceria firmada com o governo do Estado para trazer mais água para Macaé.

- Nossa parceria com o governador Sérgio Cabral, com o objetivo de ampliar o abastecimento de água na cidade, tem sido muito produtiva, atendendo a localidades de Macaé que nunca tiveram água encanada. O governador tem cumprido o que prometeu e a água, em breve, estará em todas as torneiras, disse o prefeito, que colocou ainda que a expansão da rede de água do Engenho da Praia e de vários locais de Macaé está incluída no Programa Água Limpa, que tem como objetivos acabar com os alagamentos em vários pontos de Macaé, trazer a expansão da rede de esgoto e maior oferta de água à população.

- O Programa Água Limpa é um dos programas prioritários de nosso governo, com o objetivo de melhorar todo o saneamento básico de Macaé. O Água Limpa prevê a expansão da rede de esgoto e levar água de qualidade e em quantidade suficiente a toda população, além de acabar com os alagamentos – disse o prefeito.

A parceria entre a prefeitura e a Cedae tem o objetivo de ampliar a oferta de água em Macaé e começou com a instalação de cerca de sete mil metros de novas tubulações que ampliou a adutora de água bruta, na Severina. Vários bairros já foram beneficiados, como o Centro da cidade, a Imbetiba, a Aroeira, a Ajuda de Baixo, a Nova Holanda e agora o Engenho da Praia. De acordo com o engenheiro Marcos Túlio, da Cedae, esse benefício será estendido a outras comunidades que ainda não têm rede de distribuição de água da Cedae.

- As ações não vão parar por aí. Estamos atendendo ao Engenho da Praia com a instalação da rede de distribuição de água, mas vamos instalar redes em locais como o Lagomar e outros, que ainda não contam com água distribuída pela Cedae – falou Marcos Túlio, lembrando que o município já recebeu, do governo do estado, mais 3.500 metros de tubulações para ampliar ainda mais a oferta de água da adutora de água bruta da Severina. “As tubulações já estão na cidade e, em breve, vamos continuar a expansão da adutora da Severina”, concluiu Marcos Túlio.