Enredo da Aroeira retrata saga de suicidas históricos

30/01/2008 15:20:19 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Fonte de cultura e banho de criatividade. Assim o presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Aroeira, Robson Monteiro Batista, define o enredo da agremiação, que será apresentado ao público na madrugada de terça-feira de Carnaval, na Linha Verde. O enredo “Enfim saímos da vida para entrarmos na história” fala sobre um tema polêmico: o suicídio.

De Judas Iscariotes, que traiu Jesus, ao presidente brasileiro Getúlio Vargas, conhecido carinhosamente pela população de sua época como Gegê, passando por Cleópatra, Santos Dumont e o filósofo grego Sócrates, haverá, no enredo da agremiação, homenagem a cada um desses personagens, que ao tirarem a própria vida, permaneceram vivos nos livros de História.

O carnavalesco e idealizador desse enredo inusitado é Jorginho di Paula. Ele atua no Carnaval macaense há 22 anos, tendo obtido 18 títulos como campeão, dois como vice-campeão e dois terceiros lugares. Jorginho será tema de enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Castelo Imperial, também no Grupo Especial.

A Acadêmicos da Aroeira foi fundada em 1963. São 44 anos animando os dias de Momo, em Macaé. Já conseguiu 14 títulos no Carnaval na cidade. No ano passado, por exemplo, foi a campeã do Grupo Especial.

Oitocentos componentes irão desfilar em 15 alas. Haverá quatro carros alegóricos. As cores da agremiação são o azul e o branco. Seu símbolo é um pandeiro dentro de um coração, com as iniciais da Escola. Os compositores do samba-enredo são Robson e Luis Carlos, conhecido como Lelé.

Os desfiles de Carnaval da cidade, que começam neste sábado (2), são organizados pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), com apoio da prefeitura.