Entrega de livro do V Concurso de Produção Textual será em novembro

28/09/2010 14:59:37 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A Comissão Julgadora do V Concurso de Produção Textual escolheu, nesta segunda-feira (27), os textos de estudantes macaenses do Ensino Fundamental (4º ciclo – 8º e 9º anos), Ensino Médio, Pré-Vestibular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes municipal, estadual, federal e particular que serão reunidos em um livro impresso, a exemplo dos anos anteriores. O lançamento será no dia 25 de novembro deste ano, durante solenidade no Teatro Municipal de Macaé.

Os três primeiros lugares de cada grupo vão receber premiação. O concurso é realizado pela prefeitura, por meio da Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão, através do Projeto Educando na Cidadania, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A Comissão Julgadora, composta por sete membros, ficou reunida das 14h às 17h30m, na sede do Macaé Cidadão, até que todos os textos pré-selecionados pelas escolas participantes fossem lidos e revisados dentro do tema desta edição: “Vida em Sociedade – Economia Voltada para a Vida”.

A seleção dos textos pela comissão foi acompanhada pelo coordenador de Projetos de Cidadania, Júlio Boldrini. Ele orientou sobre os critérios a serem obedecidos durante a avaliação e explicou que o tema do concurso está ligado à biodiversidade que faz parte da campanha ambiental “O que você faz pelo planeta?”, desenvolvida este ano pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Segundo ainda Boldrini, o concurso também teve como base o tema de 2010 da Campanha da Fraternidade Ecumênica, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e coordenação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

Os textos foram escritos em prosa, de acordo com os subtemas Biodiversidade, Preservação da Natureza e Relação do Homem e entre os critérios tiveram que apresentar solução para algum problema ambiental local, causado pela ação do homem. As escolas, professores e alunos participantes serão homenageados com troféus e certificados do Macaé Cidadão e da Secretaria Municipal de Educação.

A coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, ressalvou que o objetivo do concurso é fazer com que a sociedade, especialmente a juventude, participe interativamente das reflexões sobre temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do município, da cidadania e da qualidade de vida.

- Cada escola escolheu os cinco primeiros colocados por grupos de classificação, de sua seleção interna, e entregou o CD, com suas respectivas fichas de inscrição preenchidas digitalmente e com a identificação na capa, à Coordenadoria Geral do Macaé Cidadão, dentro do prazo das inscrições que foram encerradas em 31 de agosto último, destacou Amélia.

A Comissão Julgadora do V Concurso de Produção Textual foi formada por sete jurados, sendo um representante do Programa Macaé Cidadão, um da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um da Secretaria Municipal de Educação, um da Coordenadoria Regional Norte II da Secretaria Estadual de Educação, um do Curso de Letras da Fafima, um representante da Subsecretaria Municipal de Comunicação Social e um da Subsecretaria Municipal da Infância e Juventude.

A coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, lembrou que os autores dos trabalhos, automaticamente, ao se inscreverem, autorizaram sua divulgação na imprensa, em eventos ou materiais produzidos pelo programa, assim como a de sua própria imagem.