Equipe de Meio Ambiente da Guarda de Macaé retira invasores do Parque Jurubatiba

04/06/2009 11:11:51 - Jornalista: Cláudia Massad

Foi realizada, na segunda-feira (1º), pela equipe do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé, ação para conter invasão em local de preservação ambiental na área de amortecimento do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no bairro Lagomar, próximo da rua W30.

Os invasores foram retirados e os materiais encontrados, fios telefônicos, mourões e arames farpados, levados para a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

Na parte da tarde, do mesmo dia, a equipe retornou ao local e constatou que os invasores haviam retornado. Arame farpado já estava demarcando o mesmo terreno. O arame foi retirado e a fiscalização continuará.

Acordo demarca área de amortecimento

Em acordo firmado em 2005, entre a Prefeitura, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama e o Ministério Público Federal, a área de amortecimento do Parque de Jurubatiba foi reduzida a uma quadra (w-30), situada no Balneário Lagomar, junto ao parque. Anteriormente, todo o bairro era considerado entorno da unidade de conservação, impedindo que a prefeitura realizasse obras de infra-estrutura no local.

Com o acordo a prefeitura montou a Comissão de Pronta Ação, que reúne equipes da Guarda Municipal; do Grupamento de Meio Ambiente da corporação; das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, de Obras Públicas, de Serviços Públicos; da Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil e da Procuradoria Geral do Município.

A comissão está realizando trabalho para desapropriar a nova área de amortecimento e evitar que outras invasões aconteçam. A prefeitura já iniciou obras, devendo atender a todo o bairro, com exceção da Quadra W-30, que deverá ser totalmente desocupada.