Equipe do estado inicia estudo de viabilidade técnica para implantação do trem de passageiros

03/04/2009 14:26:50 - Jornalista: Luciene Rangel

Foto: Divulgação

Reunião foi realizada em Macaé

Aconteceu nesta quinta-feira (2) a primeira reunião entre as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Secretaria de Transporte do Estado do Rio de Janeiro. O encontro, realizado em Macaé, marcou mais um importante passo no processo de implantação do trem de passageiros no município, ação que tem por meta ocorrer nos próximos 30 meses.

Recebidos pelo secretário Jorge Tavares Siqueira e pelos assessores de Estudos e Projetos Especiais, Claudia Márcia Manhães e Jaime Lopes, os representantes do estado explanaram sobre aspectos técnicos necessários para subsidiar o estudo. O material será fornecido pela equipe de Macaé o mais rápido possível, tendo em vista o desejo do prefeito Riverton Mussi de implementar o quanto antes a nova modalidade de transporte de passageiros.

Após a reunião, os representantes do estado Heraldo Magioli Mendes, Rosemberg Fernandes e Pedro Paulo Barbosa Sá acompanharam a equipe da secretaria de Mobilidade em visita aos principais trechos da linha férrea para análise preliminar das condições técnicas.

Segundo o coordenador de Planejamento de Transporte do Estado, Heraldo Mendes, as linhas férreas podem e devem ser aproveitadas para transporte de passageiros. Ele parabenizou a iniciativa do governo de Macaé.

- Certamente os municípios da região, após verificarem o sucesso da ação de Macaé, buscarão condições para seguir o mesmo caminho tendo em vista a importância desta iniciativa em nome de seus cidadãos, disse ele.

Durante todo o trajeto percorrido com os técnicos do estado, o secretário Jorge Tavares Siqueira ratificou a intenção de integração das modalidades trem e ônibus.

- O que Macaé busca nesse momento é solucionar a questão do transporte público. Temos hoje os ônibus que atendem cerca de 100 mil passageiros dia, uma realidade crescente que nos leva a buscar imediatas soluções. Esbarramos então na questão viária e no volume de carros circulando. Por isso acreditamos no modal ferroviário para passageiros, pois teremos outra frente de transporte que não só poderá absorver parte do usuários do rodoviário como ampliar o atendimento, enfatiza.

Ainda segundo o secretário, o Governo do Estado cumprirá importante papel nesse processo ao fazer interface com a Ferrovia Centro Atlântico (FCA) e com a Agência Nacional de Transporte Terrestre.