Escola Caetano Dias realiza 1º Festival de Esquetes

14/10/2011 08:33:08 - Jornalista: Joice Trindade

Os alunos da Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias tiveram uma tarde diferente, na quinta-feira (13). Tudo por conta do 1º Festival de Esquetes que reuniu 14 estudantes-atores dos 6º e 7º anos de escolaridade em várias apresentações, como esquetes e o teatro de sombras. A programação contagiou educadores, pais, responsáveis e os alunos da unidade situada na Barra, que foi reformada para receber os estudantes do Colégio Municipal dos Pescadores, desativado este ano.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, eventos como estes reforçam o compromisso da pasta em integrar alunos e comunidade. “A interação entre estudantes de diferentes turmas, professores, pais e a comunidade é importante. Além disso, a realização de manifestações artísticas com os alunos deve sempre acontecer para incentivar o gosto pelas artes e destacar talentos, disse.

Para o evento, os alunos ensaiaram durante seis semanas e trabalharam nos cenários, figurinos e produção que contou com canções de artistas, como Jorge Benjor, Ivan Lins e da banda The Doors. O público teve oportunidade de assistir aos estudantes dançando como sombras e a apresentação do espetáculo “Rebeldes”. Caracterizados como os personagens da novela, os atores encenaram , dançaram e cantaram.

Segundo a monitora e responsável pelo projeto, Uriara Maciel, o festival visa reforçar o processo de ensino-aprendizagem com desenvolvimento de ações voltadas para a arte: “Temos a proposta de valorizar a potencialidade das crianças e enaltecer talentos, pois com oficinas e festivais como estes, trabalhamos com a meta de reforçar a formação da cidadania, valores e potencialidades”, observou.

Entusiasmados, os estudantes Ademar Filho, Patriciano da Silva, Fernando Thomás e Cristhopher do Nascimento afirmaram que o festival será inesquecível: “Fizemos parte da produção e também treinamos para fazer bonito com o musical de Rebeldes. Além de visarmos o premio, queremos ser atores”, conta Ademar, de 11 anos. O estudante confessou que estava nervoso: “Me deu um frio na barriga com a atuação no espetáculo, mas sei que o festival é muito importante para a escola”, afirmou.

O festival contagiou não apenas alunos. Os responsáveis também aproveitaram para conhecer um pouco mais da escola. A dona de casa Lucília Souza Torres foi uma das que fizeram questão de assistir ao evento. Tia da aluna Kauane Gabriel Torres Silva, do 6º ano, ela disse que ficou animada em ver sobrinha empenhada nos ensaios e ansiosa com a apresentação: “A escola está de parabéns pela iniciativa. Com festivais como este, podemos perceber que a garotada tem muito potencial a mostrar”, destacou.

Os melhores atores escolhidos pela banca examinadora composta por educadores do próprio colégio receberam como prêmio pen-drives. Já a melhor apresentação da turma recebeu kits pedagógicos.

Conforme o diretor Márcio Fidélis, o Caetano Dias está em uma nova fase. Da mesma opinião é a orientadora pedagógica Gilmara Alves: “Este segundo semestre e o próximo ano prometem ser diferentes para os alunos e profissionais da unidade, com ações diversas, que reforçam o crescimento do contexto educacional”, finalizou.