Escola de Artes de Macaé oferece oficinas inéditas

20/03/2024 18:48:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A proposta é o aperfeiçoamento das linguagens dos artistas de teatro.

As oficinas gratuitas e inéditas da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), ‘O Teatro vai ao cinema e vice-versa’ e ‘Corpo para Cena’, estarão com inscrições abertas nesta segunda-feira (25). Os formulários serão acessíveis por meio do Portal da Prefeitura de Macaé. A oficina ‘O Teatro vai ao cinema e vice-versa’ será remota, expandindo sua abrangência, a fim de alcançar interessados de Macaé e da região. Já a oficina ‘Corpo para Cena’ será exclusivamente voltada para artistas.

"É com satisfação que vejo a Escola de Artes de Macaé lançando essas oficinas inovadoras, que certamente irão enriquecer o cenário artístico da nossa cidade. Quero parabenizar a equipe da Emart pelo trabalho na concepção desses cursos e encorajar todos os interessados a se inscreverem. Juntos, estamos fortalecendo o papel de Macaé como um polo cultural vibrante", pontuou o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

“Voltamos para a nossa casa, a sede da Emart reformada, e agora vamos ramificar outras linguagens e vertentes das artes cênicas. Temos Cursos em Teatro com currículos Técnico, Básico e Livre e lançaremos oficinas que contribuirão para o aperfeiçoamento das linguagens dos artistas de teatro. Oferecemos outras abordagens que se somam ao teatro e que são necessárias ao ator. Há atores que querem entender mais sobre cinema, sobre dança, sobre corpo e movimento. Os novos projetos são cursos de apoio e complemento, novas imersões abertas a artistas da região. O de cinema será online. Outras oficinas remotas serão abertas este mês em outras áreas”, salienta o coordenador do Curso em Teatro da Emart, Jardel Maia.

O professor Ph.D Paulo Emílio Azevedo, Doutor em Ciências Sociais (PUC-RJ) com especialização em Antropologia do Corpo, ministrará a oficina ‘O Teatro vai ao cinema e vice-versa”. Serão disponibilizadas 30 vagas para as aulas remotas, pelo Google Meet. A oficina, com carga horária de 25 horas, ocorrerá de 1º de abril a 20 de maio (oito encontros), segunda-feira, às 19h. O único pré-requisito é ser maior de 16 anos de idade. O objetivo é estimular os participantes para o desenvolvimento de análises críticas sobre o cinema, partindo de filmes e documentários que dialoguem com a cultura do teatro, da direção de cena, da fotografia, da performance e da linguagem audiovisual de modo geral. Para isso, será considerado a transversalidade de temas, trazendo ainda áreas afins como a filosofia e a antropologia para enriquecimento da proposta.

Já a oficina ‘Corpo para Cena’ vai acontecer na sede da Emart. Ela será ministrada pela coreógrafa e professora de Ballet e Contemporâneo da Escola Municipal de Dança (E.M.Dança) e da Emart, Luize Helena Pessanha. Ela é coreógrafa e intérprete pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pedagoga pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Esta oficina, destinada a artistas maiores de 15 anos de idade, acontecerá de 2 de abril a 11 de julho, terça e quinta-feira, das 17h15 às 18h30. A proposta é aprimorar a consciência corporal do artista, sua propriocepção e a capacidade de se movimentar no chão com confiança e fluidez, utilizando-o como suporte. Este trabalho possibilita atuações improvisadas no palco com base no estudo do tempo, espaço, movimento e peso.