Escola estadual Municipalizada Polivalente realiza 3º Sarau Anísio Teixeira

05/10/2011 08:36:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira encerrou, na sexta-feira (30), as atividades do “3º Sarau Anísio Teixeira”, que contou com exposições de trabalhos artísticos, poesias, além de mostras de dança e música, dentre outras atividades, realizadas pelos alunos do 6º ao 9º ano, dos turnos da manhã e da tarde. As atividades começaram na segunda-feira (26), quando foi aberta a exposição no auditório, tendo como ponto alto as apresentações realizadas pelos estudantes na quarta-feira (28).

Em sua 3ª edição, o “Sarau Anísio Teixeira” começou a ser realizado por iniciativa dos educadores da área de português, que queriam expor a produção que era realizada em sala de aula pelos alunos. Com o passar do tempo, professores de outras disciplinas também manifestaram interesse em participar, através da música, dança, contos e diversas atividades, tornando o evento multidisciplinar.

- É importante incentivar os alunos a participarem de atividades extracurriculares dentro da escola. Por isso, a Secretaria de Educação apóia iniciativas como esta realizada pelo colégio Polivalente, que além de trabalhar diversos conceitos importantes para o desenvolvimento desses alunos, ainda os ajuda a desenvolverem seus talentos através da arte e da cultura, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

A professora orientadora (PO), Denise Motta, disse que é preciso que gradualmente o aluno aprenda a expor o seu talento. Ela ainda destacou que outra vantagem do sarau e de outras atividades que são realizadas no Polivalente é a socialização, já que não só os alunos que sabem escrever muito bem, os que só tiram boas notas e têm suas famílias organizadas participam:

- Muitos deles vivem em situações de risco, são difíceis de lidar devido ao seu comportamento, têm dificuldades em alguns conteúdos e matérias. Mas cada um com as suas habilidades se manifesta e se destaca. Passando a se sentir incluído, o aluno melhora sua auto-estima e agrega a sua vida conceitos como respeito e cidadania - afirmou.

Os professores começaram a preparar conteúdo e a ensaiar ainda no primeiro semestre, quando foram realizados, inclusive, ensaios em horários alternativos na escola com os estudantes. Tudo isso reflete na participação dos alunos, que a cada edição aumenta. Mas alguns também são talentos que despontam mesmo fora da escola e contribuem com o sarau. É o caso da aluna do 9º ano, Alice Souza Pereira, que há três anos toca violino e se apresentou para os seus colegas:

- A realização de eventos como este na escola é uma forma de aprendermos de uma forma diferente, nos manifestando através da arte. É a chance que temos de não ficarmos apenas no ensino dentro de sala de aula, mas também de ganharmos conhecimento por outros meios, disse Alice.

O seu colega João Vítor Matos Correa, também do 9º ano, concordou e achou que o sarau é um incentivo para os estudantes “Esta é uma oportunidade para os alunos mostrarem o que sabem além do que aprendem diariamente em sala de aula. É uma chance que a escola está dando para crescermos ainda mais”, complementou.

O calendário de eventos Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira ainda conta com outras atividades ao longo do ano, como a Olimpíada de Astronomia, Feira de Ciências, Mostra de Dança, Cinema e Teatro, Festa da Primavera, Gincana Solidária, dentre outras.