Escola Municipal Caetano Dias recebe Mutirão Minha Escola Querida

20/06/2011 09:37:54 - Jornalista: Grazielle de Marco

Evento, realizado no sábado (18), contou com participação de membros da comunidade e alunos da escola

Alunos, pais, professores, representantes da comunidade e da Secretaria de Educação da prefeitura trabalharam, neste sábado (18), durante todo o dia, na Escola Municipal Caetano Dias. As atividades fizeram parte do Mutirão Minha Escola querida, o primeiro desde que a coordenação do programa passou a integrar a Subsecretaria de Infraestrutura.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a ação é importante para o cultivo da cultura do pertencimento.

- A participação da comunidade é um dos três pilares da Educação, que temos incentivado através de uma série de ações. Sem dúvidas, neste contexto, o mutirão é muito importante. Temos aqui pessoas da comunidade e alunos ajudando a cuidar da escola, destacou.

O diretor da escola, Marcio de Souza Fidélis, concorda:

- Considero esse trabalho de importância Ímpar porque a cultura do pertencimento é fundamental. Os donos da escola são a comunidade, os alunos, todos nós. É importante ressaltar que o protagonista é a sociedade e envolvê-la e trazê-la para a escola é fundamental”.

A coordenadora do Minha Escola Querida, Sônia Teresinha, explicou que o mutirão é a culminância de um trabalho que vem sendo realizado há um mês e meio.

- Fizemos uma série de reuniões, conversamos com professores, diretores, pais de alunos, estudantes, incentivando essa participação. Foi escrita, por alunos e professores, uma relação de sonhos, ou seja, de itens que eles gostariam de ter na escola, que tentamos disponibilizar através das parcerias com empresas locais.

Para providenciar a realização dos sonhos, o programa teve como parceiros a Agência Brasil (que doou aparelhagem de som), a Universidade Estácio de Sá (que enviou os alunos como voluntários), o Supermercado Litoral (que forneceu o lanche distribuído durante a programação), Qualivita (que doou o almoço), papelaria Sol Y Mar (doou material para oficineiros), Verde Folha (material de jardinagem e horta), e a prefeitura, por meio do Gabinete da vice-prefeita (que forneceu os itens da lista de sonhos), entre outros. Além disso, pais de alunos costuraram cortinas para as janelas das salas de aula.

No novo formato, o “Minha Escola Querida” passa a ter um foco diferente, de aproximação para resgatar o senso de pertencimento na comunidade e trabalhar no embelezamento das unidades atendidas pelo programa. Durante a programação, foram realizadas caminhada até a escola com faixas de agradecimentos ao comercio local; apresentação de balé do Grupo Arte Luz; Arte de Grafite, com o professor Muk e os grafiteiros MQM e LUG; arte japonesa de arranjos florais (Ykebanas), com a Fundação Mokiti Okada; Dança do Arraiá, com o Grupo da Terceira Idade do Bairro Parque Aeroporto; e presença da Escola de Samba Unidos dos Estudantes no encerramento.