Escola Municipal Eraldo Mussi recebe projeto “Ação Beija Flor” neste sábado

09/09/2009 14:58:36 - Jornalista: Waleska Freire

Voluntários da secretaria municipal de Educação, juntamente com a Odebrecht Odebei, unidade gestora do projeto Escola em Ação, e a comunidade do bairro Malvinas, promovem neste sábado (12) mais uma ação do projeto “Ação Beija Flor” na Escola Municipal Eraldo Mussi. Esta é a segunda escola da rede municipal que recebe o projeto – a primeira foi realizada em julho no Colégio Municipal Engenho da Praia.

O objetivo é reformar uma ou mais áreas das escolas para fomentar na população local o sentimento de pertencimento ao espaço escolar e o conceito de cidadania. As atividades acontecerão a partir das 9h e prosseguem até ao meio-dia. A escola Eraldo Mussi, assiste 414 alunos do primeiro ao quinto ano oferecendo ainda a Educação para Jovens e Adultos (EJA) para o ensino fundamental.

Parte dos voluntários são os jovens que participam do Projeto “Escola em Ação” e moradores do local. Eles ficarão responsáveis pela recuperação do corredor da escola onde se encontra a arquibancada.

- A coordenação do projeto pediu que definíssemos uma parte da escola na qual gostaríamos de reformar. Escolhemos essa parte por que é a única de nossa área em que realizamos as atividades recreativas, explicou a diretora adjunta, Milena Rangel Pinheiro Tavares.

O projeto “Ação Beija Flor” é realizado em todas as escolas assistidas pelo projeto Escola em Ação, criado para enfrentar os novos desafios que sugiram nos últimos 10 anos em consequência de um processo de crescimento econômico acelerado em virtude da indústria de petróleo na região. Por meio de cursos e oficinas, ele oferece novas perspectivas e oportunidades aos jovens.

De acordo com a coordenadora do projeto, Rita Hipólito, a mobilização visa conscientizar a comunidade sobre a responsabilidade pelo meio-ambiente, desenvolver o sentimento de cidadania e despertar o interesse pela coleta seletiva.

- O “Ação Beija Flor” oferece aos seus participantes, a oportunidade de novas experiências com jardinagem (plantação de mudas) e do trabalho em equipe, conscientizando a comunidade sobre a importância de manter o ambiente escolar limpo e preservado, explicou.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, as ações de voluntariado têm obtido resultados positivos na comunidade e ressaltou o sucesso do projeto “Mutirão Minha Escola Querida” nas escolas da rede.

- Todos os setores se envolvem nessa mobilização. A escola é a referência presente na comunidade, além de ser um lugar privilegiado para a formação e socialização dos jovens. Por isso é tão importante levarmos por meio dessas ações, o pertencimento que todos devem ter em relação a sua escola, ressaltou.

O projeto “Escola em Ação” é resultado da parceria entre Odebrecht, UNESCO e Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que promove a abertura das escolas também aos finais de semana, promovendo atividades de cultura, esporte, lazer e cursos de capacitação profissional. Os interessados em se inscreverem em um dos cursos ou participar como voluntários deverão procurar a escolas pessoalmente ou pelo telefone (22) 2772-4955 R: 227.


PROGRAMAÇÃO
Horário /Atividade
9h Palavras de abertura (Boas Vindas) – Diretora
9h15m Palavras de conscientização sobre a ação de embelezamento- Celso
9h30m Início das atividades com separação dos grupos pró-embelezamento da escola
12:00 Término das atividades