Escola Técnica Rural: projeto em andamento

11/08/2009 11:55:06 - Jornalista: Joice Trindade

As diretrizes e concepções do projeto pedagógico da Escola Técnica Rural de Macaé estão em fase adiantada. O processo apresentado para a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia pela Câmara Permanente de Gestão tem o objetivo de estruturar o funcionamento da unidade na localidade de Córrego do Ouro, região serrana de Macaé.

A Escola Técnica Rural vai funcionar proporcionando aos alunos o conhecimento e o estabelecimento de um novo arranjo produtivo local baseado na técnica de fitoterapia e desenvolvimento de projetos voltados para região serrana. Para isso, o laboratório que será instalado na escola vai trabalhar com produções fitoterápicas. Na pauta do funcionamento da Escola, está a utilização do sistema de saúde municipal, abrangendo as áreas de farmácia e de fitoterapia.

Para o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, a Escola Técnica Rural é um sonho da gestão Riverton Mussi que será concretizado. “Estamos na etapa de estudos do projeto pedagógico e das articulações para que a unidade seja inaugurada o quanto antes”, disse.

As diretrizes operacionais para o projeto institucional da Escola buscam o embasamento junto a Lei do Plano Diretor Municipal, que estabelece diretrizes para implantação de cursos técnicos além da Política Nacional de Fitoterapia e de outras ações de Políticas Públicas institucionalizadas que permitirão à Escola Técnica, após credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação, contar com a parceria da Escola de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ).

A nova unidade escolar também prevê em seu projeto institucional/pedagógico as bases da gestão democrática da comunidade do campo, que é definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros, na rede de ciência e tecnologia disponível na sociedade e nos movimentos sociais em defesa de projetos que associem as soluções exigidas por essas questões à qualidade social da vida coletiva na comunidade e no país.

Objetivos e princípios

A Escola Técnica Rural segue o princípio de se tornar espaço público de investigação e articulação de experiências e estudos direcionados para o mundo do trabalho, desenvolvimento social, economicamente justo e ecologicamente justo sustentável. Entre os objetivos da Escola está construir os sujeitos do campo, a formação humana e pensada a partir da especificidade e do contexto do campo e de seus sujeitos.

A proposta, conforme o projeto pedagógico do IAPP é contemplar a diversidade do campo em seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia, através de estudos junto à Política Nacional de Plantas e Medicinas Fitoterápicas - Decreto 5813, PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, PROPLAN – Programa Estadual de Plantas Medicinais. Além disso, o direcionamento das atividades curriculares e pedagógicas com destaque para o desenvolvimento sustentável e a integração com os proprietários rurais também serão prioridades.