Escolas municipais recebem computadores

06/05/2009 14:48:45 - Jornalista: Grazielle de Marco

A partir desta quinta-feira (7), todas as escolas municipais de Macaé terão computadores para uso da administração. A Secretaria de Ciência e Tecnologia realiza, a partir das 14h, na Cidade Universitária, a entrega das máquinas, que receberão o Sistema de Gestão Escolar. Durante o evento, as diretoras das 114 escolas da rede municipal de ensino também assistirão a uma demonstração do software.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, o professor Guto Garcia, a entrega de computadores é mais uma fase do projeto de informatização das escolas municipais e tem como objetivo criar meios para que possa ser instalado o programa de Gestão Escolar.

- A partir de primeiro de julho, iniciaremos instalação de internet e o treinamento dos funcionários nas escolas. Nossa previsão é de que até primeiro de agosto o sistema já esteja em funcionamento em todas as instituições de ensino da rede municipal. Queremos que o programa já esteja em funcionamento no início do próximo semestre escolar, afirmou o secretário.

A próxima fase do projeto de informatização das escolas será a instalação de laboratórios de informática com internet em todas as escolas municipais. Para isso, serão utilizados computadores doados pelo Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Nesta fase também serão instaladas máquinas copiadoras (Xerox) nas 39 escolas municipais com maior número de alunos e distribuídas contas de e-mail gratuito para todos os alunos e professores. “A idéia é criar uma ferramenta de comunicação. Este e-mail terá um ambiente customizado para facilitar e otimizar a sua utilização”, explicou Guto.

Sistema de Gestão da Educação

O Sistema de Gestão Escolar tem como objetivo tornar mais eficiente a gestão das escolas municipais de Macaé. O software permitirá aos pais de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino acompanhar boletins, observações dos professores e outros dados, pela internet. O projeto iniciou com o levantamento da situação atual das 118 escolas da rede de ensino municipal.

Através do sistema, os pais dos alunos poderão acessar de casa Cadastro de alunos (dados pessoais e socioeconômicos); Controle de fluxo de alunos (matrículas, transferências, evasão); Controle de freqüência e registro de avaliações, com emissão de boletins; Geração de relatórios e documentos (relação nominal, diário de classe, histórico escolar). Já a administração poderá gerir também Cadastro de professores e funcionários; Gerenciamento de disciplinas (ementas, carga horária prevista, carga horária realizada) e Elaboração de estatísticas, com apresentação de gráficos e tabelas.