Escolas particulares aderem mobilização da Secretaria de Educação contra Gripe A

31/07/2009 17:49:54 - Jornalista: Douglas Fernandes

A decisão da rede municipal de educação em transferir o retorno das aulas para o próximo dia 17 de agosto recebeu nesta sexta feira a adesão das escolas particulares Centro Educacional Souza e do Colégio Castelo. O IFET (antiga UNED) também aderiu a mobilização e retornará na mesma data. A mudança no calendário escolar teve como objetivo integrar os profissionais da educação quanto à prevenção da gripe A formando assim multiplicadores nas escolas e nos bairros da cidade

Nesta quarta-feira (5) funcionários das redes pública e particular participarão de um dia de capacitação contra a doença, que ocorrerá na Cidade Universitária a partir das 9h. A mobilização está sendo feita em parceria com a Secretaria de Saúde.

O encontro desta quarta-feira - Mobilização para Enfrentamento da Gripe Suína - está sendo organizado por um grupo de trabalho formado pelos médicos André Faria e Laila Nunes; as subsecretárias de Educação, Conceição de Maria e Gelda Tavares e a presidente do Sindicato Representante das Escolas Particulares, Marisa Maia Curvelo. Nele serão feitas palestras informativas, métodos de prevenção, distribuição de material informativo entre outras ações.

Além da rede municipal, a rede estadual de ensino, o Cemeaes (Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Escolar) também prorrogaram as férias escolares para capacitar seus educadores contra a chamada gripe suína. Mesmo com a alteração da data de retorno às aulas, as escolas do município estarão abertas neste período com os profissionais da Educação prestando informações para a comunidade.

A secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia explicou a necessidade de alteração no retorno às aulas. “Buscaremos a mobilização através da integração de todos os profissionais da educação e saúde com um dia inteiro de capacitação transformando todos em agentes da informação. Todos terão um papel ativo, queremos que toda a comunidade possa estar informada e consciente quanto as medidas de prevenção a gripe”, explicou.

A secretária disse ainda que as aulas supridas serão repostas dentro de uma programação especial que já está sendo montada com a equipe da secretaria. “Sabemos como essa decisão afeta o dia a dia do macaense. Mas nosso objetivo é para o bem maior da nossa comunidade: A saúde da população. Temos certeza que esses esforços somados trarão resultados mais que positivos para o município”, completou.

Passes escolares só serão aceitos a partir do dia 17 de agosto

Durante o período em que as aulas estiverem interrompidas na rede municipal de ensino as empresas de transporte do município não aceitarão a utilização do passe escolar. De acordo com a secretaria de Educação, as empresas foram orientadas por meio de um ofício sobre a medida.

- Todos os alunos serão informados e orientados através dos veículos de comunicação a não usarem seus passes escolares, somente a partir do dia 17. Como esse benefício é oferecido para os estudantes se locomoverem para suas escolas não há necessidade de se utilizar no período em que não haverá aulas na rede, explicou Marialva Gentil, subsecretária de Administração.

A entrega dos passes referentes ao mês de agosto foi prorrogada até o dia 31 de julho. A secretária informou ainda que os educadores da rede serão orientados a informar aos pais e alunos sobre alteração da data de retorno às aulas e a suspensão do passe durante o período em que as escolas estivem com as aulas interrompidas.