Escoteiros do Mar realizam campanha de conscientização

10/05/2010 11:20:59 - Jornalista: Equipe Secom

Os escoteiros do mar de Macaé realizaram na última semana uma atividade de conscientização na praia dos Cavaleiros. Durante todo o dia, os jovens estiveram no calçadão distribuindo panfletos que orientavam os cidadãos sobre a importância de se respeitar os direitos dos portadores de deficiência.

Essa ação faz parte de uma série de atividades que o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé tem desenvolvido buscando incentivar nos jovens uma maior consciência e mobilização social. “Acreditamos que todos nós devemos contribuir para melhorar a comunidade em que vivemos. E o escotismo contribui para isso, ajudando na formação de milhares de crianças e adolescentes, com conceitos de cidadania, através de suas ações”, destacou Antonio Felipe Gonçalves, chefe escoteiro.

Os escoteiros também aplicaram a “Multa Social” em motoristas que haviam parado em vagas reservadas a pessoas com deficiência. Essa atividade foi proposta pela Campanha Nacional - Respeite esta Vaga, que desde 2009 visa chamar a atenção daqueles que usam, indevidamente, as vagas destinadas às Pessoas com Deficiências em estacionamentos. “A União dos Escoteiros do Brasil começou essa campanha no ano passado, visando ajudar na divulgação de uma atitude cidadã, de respeito ao próximo. E, nossos jovens desde então, tem aplicado as “Multas sociais”, e explicado aos motoristas a importância de se respeitar os direitos do próximo”, explicou Jorge Antônio, presidente do Grupo Escoteiro do Mar Macahé.

Para utilização das vagas exclusivas, o deficiente físico deve portar em algumas cidades um cartão ou um adesivo emitido pelo órgão competente, ambos devem ficar visíveis no veículo em caso de utilização da vaga. As vagas de estacionamento exclusivas para deficientes físicos são regulamentadas por lei e demarcadas em diversas cidades do país, tanto em áreas públicas quanto privadas. “Essas vagas visam facilitar o acesso às pessoas com dificuldade de locomoção. Porém, devido à falta de fiscalização e educação no trânsito, essas vagas são constantemente ocupadas por condutores com plena capacidade física. É muito importante que ajudemos a divulgar esse direito”, destacou o escoteiro Ramon Sanhueza.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, os escoteiro do mar realizam diversas atividades de cunho sócio-ambiental,como auxilio na prevenção a dengue, participação nos mutirões nas escolas, campanhas de apoio a desabrigados. “Temos uma parceria com a Prefeitura de Macaé, onde recebemos as crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar, bem como somos um Núcleo de Defesa Civil Comunitário (NUDEC), prontos a auxiliar o poder público nas ações de suporte em casos de emergência. Assim, os jovens estão diretamente ajudando no crescimento do município”, destacou Flávia Franco, diretora do grupo escoteiro.

Esse final de semana (8) as atividades voltaram a acontecer, na sede do grupo, que fica na Avenida 6, s/nº, Ajuda de Baixo (ao lado do campo de futebol). Para quem quiser conhecer o Movimento Escoteiro, em especial o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, pode acessar o site www.macahe.org.br ou www.guiadoescoteiro.org.br ou enviar um email para macahe@gmail.com.