Escrita mantida na Região dos Lagos

03/03/2010 21:08:50 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Rui Porto Filho

Atacante Fernandão tenta se desmarcar de um zagueiro do Boavista

SAQUAREMA, RJ - Em um jogo de dois tempos distintos, o Boavista foi mais eficiente e bateu o Macaé por 2 a 1 nesta quarta-feira (03), no Estádio Eucyr Resende de Mendonça, em Bacaxá. A partida abriu a segunda rodada da Taça Rio, o returno do Campeonato Carioca. Além do revés, o Alvianil Praiano segue sem ganhar do rival em jogos oficiais: são sete empates e seis vitórias da equipe de Saquarema.

No próximo sábado (06), às 17h, o Macaé Esporte pega o Bangu no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. Já no domingo (07), no mesmo horário, Boavista enfrenta o Vasco da Gama, em São Januário. No geral, o Alvianil Praiano soma apenas quatro pontos ganhos e corre o risco de entrar na zona de rebaixamento nesta rodada. No Grupo B, a equipe perdeu os dois jogos que fez nesta Taça Rio.

O jogo

Antes de a bola rolar, o Macaé entrou em campo com uma faixa em prol da manutenção dos royalties aos municípios produtores de petróleo. Porém, depois do apito inicial do árbitro, o Boavista foi melhor no primeiro tempo e, logo aos 8min, chegou ao gol com o lateral-direito Ruy, que pegou sobra na área e chutou de canhota, sem chances para o goleiro Jefferson.

O empate do Macaé não demorou a vir. Apenas dois minutos depois, após cruzamento do ala Fred pela direita, o meia Cléber Oliveira foi seguro pelo próprio Ruy dentro da grande área e o árbitro Pablo dos Santos Alves marcou a pênalti. André Gomes cobrou com categoria e deixou tudo igual. Foi o quinto gol do volante no Campeonato Carioca, artilheiro isolado da equipe.

Com maior posse de bola, o Boavista seguiu melhor e chegou ao gol da vitória aos 30min com o atacante Léo Guerreiro, em rápida trama do time da casa. O Macaé só voltou a levar perigo aos 39min. Após cruzamento do ala Bill, Fernandão perdeu grande chance de cabeça. E aos 46, o meia Norton teve a chance do empate. Desmarcado na área, ele mandou a bola sobre o gol.

Se nos primeiros 45 minutos o domínio foi do Boavista, a etapa final teve como protagonista o Macaé. Porém, o Alvianil não foi eficiente nas conclusões. E a primeira oportunidade veio logo aos 40 segundos. O atacante Fernandão fez jogada de pivô e rolou para André Gomes, de pé esquerdo, chutar com perigo da entrada da área. O goleiro Vinícius só acompanhou.

No ataque seguinte, a 1min, o Macaé chegou com perigo com o meia Cléber, que completou de cabeça cruzamento do ala Bill, pela esquerda. Os comandados do técnico Toninho Andrade seguiram pressionando e, aos 5min, Fernandão girou sobre o zagueiro Santiago e, de canhota, chutou firme para a defesa segura do camisa um do time da Região dos Lagos.

O goleiro do Boavista voltou a aparecer bem aos 9min. Fernandão fez bela jogada pela direita e chutou forte. Vinícius colocou a bola para escanteio. Os donos da casa só voltaram a assustar aos 11min. Thiaguinho, que acabara de entrar, chutou da direita e mandou a bola na trave. No ataque, o Macaé seguia pressionando, mas não conseguia penetrar na defesa do rival.

Toninho colocou o time ainda mais para frente e deu o contra-ataque ao Boavista, que chegou com perigo aos 34min. Após cruzamento da esquerda, Léo Guerreiro completou de prima para a boa defesa do Jefferson. Mas, a melhor chance do Macaé veio aos 46min, com Anderson. Ele entrou livre pela esquerda e Vinícius operou um milagre. Final: Boavista 2 x 1 Macaé.

FICHA TÉCNICA
BOAVISTA X MACAÉ
Data/Hora: 03/03/2010 – 17h01
Local: Estádio Eucyr Resende de Mendonça (Bacaxá)
Público: 170 pagantes (250 presentes)
Renda: R$ 1.880,00
Árbitro: Pablo dos Santos Alves
Auxiliares: Diogo Carvalho Silva e Alexandre Eller
Cartões amarelos: Ruy e Tony (BOA); Marciel e André Gomes (MAC)
>> Boavista: Vinícius; Ruy, Pessanha, Santiago e Carlos Alberto (Getúlio); Mancuso, Júlio César, Léo Faria e Tony (Douglas); Léo Guerreiro e Luis Gueguel (Thiaguinho). Técnico: Emerson Ávila.
>> Macaé: Jefferson; Fred (Fernandinho), André, Otávio e Bill; Gedeil, Marciel, André Gomes (Anderson), Norton (Laio) e Cléber; Fernandão. Técnico: Toninho Andrade.