Está chegando a I Jornada da Solidariedade

27/02/2008 17:46:33 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A I Jornada da Solidariedade marcará a vida de inúmeros participantes que poderão conferir o potencial de pessoas deficientes (cegos, surdos, paralíticos e supersensíveis, como os que têm dificuldade mental, psíquica e sensorial). Além disso, diversas palestras irão dar suporte e conhecimento a esse grupo que unido luta pela inclusão social, pelo respeito e pela convivência social de forma natural e com o ingrediente do amor e da aceitação, quando haveria valorização das virtudes e jamais a rejeição ou a exclusão social.

Tanto que o slogan do evento, que começa na próxima quarta-feira (5) e vai até o dia oito (sábado), cuja realização acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro), é “Tornar fácil o que não é difícil: a diferença é normal”. Sempre com início às 8h, realizando-se pela manhã, de tarde e à noite. Temas como acessibilidade, esporte para pessoas com necessidades especiais, sexualidade de pessoas com deficiência mental, mitos e realidades sobre pessoas com deficiências e educação inclusiva, entre outros, serão ministrados por especialistas de diversos estados brasileiros.

Além disso, está previsto que o criador de softwares que dão acesso às pessoas com deficiência para entrosar-se com o computador, Antonio Borges da Universidade Federal do Rio de Janeiro, marque presença no evento, proferindo palestras para educadores e deficientes.

Paralelamente às palestras, haverá apresentações e danças com artistas deficientes, além de atividades esportivas com cadeirantes (futebol e basquete). Mas o ponto alto serão os shows com os grupos Paralamas do Sucesso (rock e pop), no sábado (8) e Tribo de Jah (reggae e rock), na sexta-feira (7), com músicos deficientes. A I Jornada da Solidariedade tem apoio da prefeitura, da Petrobras e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos. A estimativa é que passem pelo Macaé Centro cerca de 30 a 40 mil pessoas.

O evento, organizado pela Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac) tem como principal objetivo promover a valorização das pessoas portadoras de deficiência , sendo pioneiro no interior de estado do Rio de Janeiro

A programação de shows começa na quarta-feira (5), com o grupo Forró no Escuro, com músicos cegos. Na quinta-feira (6) será a vez de Gabrielzinho do Irajá (samba), deficiente visual que participou da novela “O Clone”. Estes shows serão sempre às 21h.

Evento de nível nacional, com participantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e cidades do interior do estado do Rio, a primeira Jornada apresentará para o público infantil, personagens da Turma da Mônica, do Instituto Maurício de Souza. Além de Mônica e Cebolinha, também vêm da capital paulista Lukinha (cadeirante) e Dorinha (deficiente visual).

O nome da personagem Dorinha é uma homenagem à professora Dorina Nowil, presidente de honra da Fundação Dorina Nowil para os cegos da cidade de São Paulo. Esta instituição dissemina pelo Brasil livros em Braile, CDs, revistas e outros materiais de suporte, beneficiando diversas entidades que lutam pela inclusão de deficientes visuais. A própria Dorina, de 89 anos, ministrará palestra sobre seu testemunho de vida: ela é deficiente visual. Inclusive a Amac recebe material de apoio desta instituição.

Segundo a coordenadora de projetos da Associação Macaense de Apoio aos Cegos, Rita Barreto, o objetivo do evento é que administradores, gestores, pedagogos, professores, deficientes, crianças, enfim, a população em geral, sejam conscientizados do imenso potencial que aqueles que têm alguma deficiência podem proporcionar à sociedade.

A primeira Jornada também visa combater o estigma que culturalmente as sociedades impuseram aos deficientes, através da exclusão social.. Segundo o presidente da Amac, Marcos Passos, o tema educativo da inclusão vai colaborar para que famílias e cidadãos tomem consciência que cada pessoa tem sua dificuldade, porém com potencialidades a serem descobertas, valorizadas e treinadas.

Marcos Passos disse que o poder público, tanto a nível federal, estadual ou municipal, deve tomar medidas para pôr em prática a verdadeira qualidade de vida, combatendo toda forma de estigma e exclusão social dos deficientes. “O apoio da prefeitura e do Governo Federal à Jornada já mostra um comprometimento neste sentido”, disse o presidente da Amac.

Evento tem entrada franca

Com entrada franca, o evento tem na programação palestras de 22 especialistas,. Também haverá shows e apresentações artísticas, com os grupos Portadores de Alegria (Macaé), o de Teatro Novo, com participantes com síndrome de Down (Niterói), o de Teatro da Gente, com deficientes visuais (Rio), além do balé de Fernanda Bianchini, composto por bailarinas cegas e da bailarina especial Aline Thomaz. A DI companhia de dança (Macaé) também se apresentará no acontecimento.

A Jornada da Solidariedade terá ainda atividades esportivas, como partida de basquete entre os cadeirantes de Macaé e da Andef (Niterói); danças e jogos de capoeira por deficientes sensoriais e visuais e futebol, e partida de Gol Bol, com deficientes visuais de Campos. Durante a I Jornada haverá amostras de diversos trabalhos em 38 estandes. Instituições como a Associação Macaense de Deficientes Auditivos, Conselho de Portadores de Deficiência e outras estarão lá, mostrando trabalho com o grupo social.

Segundo o site do evento www.jornadanacional.com, os horários ainda não estão totalmente definidos, pelo fato de a programação ainda não ter sido completamente fechada, faltando incluir algumas apresentações, cujas confirmações estão sendo aguardadas pela equipe do portal.

Programação da I Jornada Nacional da Solidariedade

DIA 05/03 quarta-feira

08h00min CREDENCIAMENTO

09h00min ABERTURA OFICIAL

11h45min Palestra de Abertura
Palestrante: Alexandre Baroni
Presidente do CONADE-DF

12h00min
Intervalo / Almoço


14h45min Palestra: A definir
Palestrante: Isabel Maior
Coordenadora Geral do CORDE-DF

16h00min Palestra: Acessibilidade – “Os Caminhos da Inclusão e da Independência”.
Palestrante: Engº. Ernesto Luiz Muniz Moreira. Membro da Comissão de Acessibilidade da ABNT, Vice-Presidente do CVI-Floripa, Membro do Grupo de Acessibilidade do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis e Membro da Comissão de Defesa Dos Direitos das Pessoas com Deficiencia da OAB/SC.

16h15min
Intervalo/ Cofee Break

17h15min
Depoimento: ”E eu Venci Assim Mesmo”.
Palestrante: Dorina Nowill
Presidente de honra da Fundação Dorina Nowill Para Cegos – SP


18h00min
Palestra: Esporte Para Pessoas Portadoras de Deficiências.
Palestrante: Profº. Antonio Carlos Magalhães (Pulga).
Técnico do time de basquete cadeirante de Macaé/Fundação de Esportes.

DIA 06/03 quinta-feira


09h15min
Palestra: Ação das Pessoas com Deficiências em Busca de Cidadania
Palestrante: Adilson Ventura
Presidente da Associação Catarinense para a Integração dos Cegos

09h30min
Intervalo/ Café

10h45min
Palestra: Acessibilidade para deficientes. O Brasil encara novos desafios educacionais
Profº. Antonio Borges
UFRJ Criador dos Softwares DOSVOX, MOTRIX e PHENIX, softwares acessíveis às pessoas com deficiência visual, motora, neurológica e com comprometimento de fala.

11h00min

11h45min
Palestra: Mitos e Realidades Sobre Pessoas Com Deficiências
Palestrante: Ethel Rosenfeld
Professora Especializada e Consultora em deficiência Visual, Coordenadora da Equipe de Capacitação Secretaria Extraordinária de Deficiente Cidadão FUNLAR/RIO.

12h00min
Intervalo/ Almoço


15h00min
Palestra: (tema a definir)
Palestrante: Drª. Tânia Rodrigues
Presidente da ANDEF – Pós graduada em neurologia no Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC - RJ


16h15min
Palestra: Educação Inclusiva
Palestrante: Rosane Louwenthal
Presidente da Feder. Bras. Das Associações de
Síndrome de Down, Cirurgia dentista, especialista em Ortodontia Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento
pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Terapeuta Castillo Morales
Conselheira Nacional de Sade de 2000 a 2004
Responsável pela Secretaria de Gestão do Conhecimento da ONG Escola de Gente
Comunicação em Inclusão

16h30min
Intervalo / Cofee Break

18h00min
Palestra: Panorama na Educação do Surdo Cego
Palestrante: Shirley Maia
Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutorando em Psicologia da Educação pela Universidade São Paulo- USP, Diretora Educacional da Ahimsa Associação Educacional para múltipla deficiência, Presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego, membro do Comitê Assessor da Sense Latino América, Consultora Técnica no Brasil pelo Programa Hilton Perkins, membro do comitê de Ajudas Técnicas.

DIA 07/03 sexta-feira

09h30min
Palestra: O Transtorno Autista e Possibilidade de Inclusão
Palestrante: Adriana L. Kuperstein
Diretora Re-fazendo, Pedagoga Especial para deficientes mentais, com especialização em transtorno global do desenvolvimento, conselheira familiar (PUC /RS) - RS


09h45min
Intervalo/ Café

11h15min Palestra: Múltiplas Deficiências
Palestrante: Profª. Rita de Fátima Barreto
PROFESSORA DE História, Especialista em Política Educacional e Mestre em Projetos Sociais e Bens Culturais (FGV), Professora da Faculdade de Filosofia e Letras de Macaé (FAFIMA) e Diretora da Escola SENTRINHO (SENTROM) Macaé. RJ


12h00min
Palestra: Teatro de Cegos
Palestrante: Luiz Fernando Gutmam
Diretor do Grupo de Teatro De Gente / IBC

12h15min
Intervalo / Almoço

15h00min
Palestra: A sexualidade da pessoa com deficiência mental
Profª. Liliana Hochmam Weller – Pedagoga (UFF), Especialista em educação Especial (LSU/USA),Mestre em Educação,área de concentro.
Psicopedagogia (UFF). Magistério: Profª. Adjunta (apos.) da FEUFF (por 25 anos), da Unipli, da UNILASALLE (Pedagogia e Normal Superior) e UCAM (Pós Graduação
Lato Sensu), lecionando na área de Educação Especial/Inclusiva. Professora
de DMs e Pedagoga da SEC/RJ, lotada na Sperj (25 anos)


16h15min
Palestra: Condutas Típicas
Palestrante: Profª. Leila Blanco
Diretora do Instituto Helena Tipoff / RJ

16h30min
Intervalo/Cofee Break

18h15min
Palestra: Altas Habilidades
Palestrante: Profª. Drª. Marsyl Bulkooll Mettrau
Dra. Educação e Psicologia da Educação. Univ.
Minho. Braga - Portugal
Profa. Titular Univ. Salgado Filho de Oliveira/UNIVERSO
Linha de Pesquisa: O Perfil do Portador de Altas Habilidades e o Contexto Psicossocial.
Pesquisadora do Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq

DIA 08/03 SÁBADO



09h30min
Palestra: A Comunicação do Surdo-cego
Palestrante: Alex Garcia
Educador, especialista em Educação Especial
Presidente da AGAPASM – Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes, membro de Federação Mundial de Surdocegos

10h15min
Intervalo / Café


12h00min
Palestra: Deficiência Auditiva
Palestrante: Profº. Carlo Di Cunto
Especialista em Educação Especial UFF & Mestre em Educação UERJ. Pesquisador nas áreas da Educação Especial/Inclusiva, Educação Gerontológica. Professor & Coordenador dos Cursos de Especialização da FATEC/ Niterói.

12h15min
Intervalo / Almoço


16h20min
Palestra: Inclusão
Palestrante: Claudia Werneck
Escritora, Jornalista, empreendedora social, é autora de obras sobre sociedade inclusiva para adultos e crianças, com cerca de 200mil livros vendidos, foi a primeira autora Brasileira a ter seus livros recomendados conjuntamente por UNESCO e UNICEF. Especialista em Comunicação e Saúde pela Fiocruz, fundadora e é superintendente geral da Escola de Gente - Comunicação e Inclusão. È conselheira
Nacional de juventude e integra o Observatório de Eqüidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico.


17h00min
Intervalo / Café

18h30min
Palestra de Encerramento
Palestrante: Drª. Açucena Calixto Bonanato
Pós-Graduada em Administração de empresas, com Especialização em Administração Hospitalar e Empresarial, 23 anos de vivência em Recursos Humanos. Graduada em Nutrição, com Doutorado em Dietoterapia. Atualmente Diretora da SUPORTE Assessoria e Consultoria Empresarial, Membro do Conselho Deliberativo do Integrare e Presidente do Instituto Pró-Cidadania de Desenvolvimento e Capacitação para Pessoas Especiais. Conferencista nacional e internacional em Congressos de Desenvolvimento e Capacitação Profissional e de Recursos Humanos. Mentora do Projeto Cidadania, desde 1.991 fazendo a integração e inclusão do Portador de Deficiência no mercado de trabalho. Presidente do Instituto Pró-cidadania.



Eventos Paralelos

DIA 05/03 QUARTA-FEIRA

Por toda a Feira
Turma da Mônica: Personagens Dorinha (deficiente Visual) Luca (cadeirante) Magali & Cebolinha

Arena Esportiva
Apresentação da Equipe de Basquete Cadeirante de Macaé - RJ

Arena Esportiva
Apresentação do Grupo de Capoeira

Palco
Apresentação da Banda Bemol - RJ

Palco
Grupo de Dança Portadores da Alegria – Macaé/RJ

Palco Show com a Cantora Rhê Guimarães - RJ

Palco
Show com o Grupo Forró no Escuro - BH

DIA 06/03 QUINTA-FEIRA

Por toda a Feira
Turma da Mônica: Personagens Dorinha (deficiente Visual) Luca (cadeirante) Magali & Cebolinha

Arena Esportiva
Goalboll alunos do Centro Educacional Profº Walter Boschiglia – Macaé – RJ (Manhã/Tarde)

Arena Esportiva
Apresentação das Equipes de Basquete Cadeirantes da ANDEF & de Macaé

Palco
Apresentação da Bailarina Especial Aline Thomaz (Síndrome de Down)

Palco
Apresentação do Grupo de Dança da ANDEF- Niterói/RJ

Palco
Apresentação do Grupo só Samba – Macaé/RJ

Palco
Show com Gabrielzinho do Irajá & Sandro Martins

DIA 07/03 SEXTA-FEIRA

Por toda a Feira
Turma da Mônica: Personagens Dorinha (deficiente Visual) Luca (cadeirante) Magali & Cebolinha

Palco
Esquete com o Grupo de Teatro de Gente – IBC/RJ
Direção: Luiz Fernando Gutmam

Arena Esportiva
Apresentação da Equipe de Futebol de Cegos

Arena Esportiva
Apresentação do Grupo de Capoeira

Palco
Apresentação do Grupo Teatro Novo/RJ

Palco
Esquete do Grupo de Teatro de Gente / RJ
Direção: Luiz Fernando Gutmam

Palco
Apresentação do Grupo de Dança de Inclusiva-Macaé /RJ

Palco
Show com o Grupo Tribo de Jah

DIA 08/03 SÁBADO

Por toda a Feira
Turma da Mônica: Personagens Dorinha (deficiente Visual) Luca (cadeirante) Magali & Cebolinha

Arena Esportiva
Apresentação do Grupo de Capoeira

Arena Esportiva Apresentação da Equipe de Futebol de Cegos – Campos dos Goytacazes /RJ

Palco Apresentação do Coral do IBC/RJ

Palco Apresentação do Ballet Fernanda Bianchini/ SP

Palco Grupo de Dança Portadores da Alegria – Macaé/RJ

Palco Apresentação do Grupo de Dança de Inclusiva-Macaé / RJ

Palco Show Paralamas do Sucesso


Observação: Os horários ainda não estão totalmente definidos.