Estação de Rádio: apoio aos pescadores de Macaé

05/08/2009 11:12:53 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Robson Maia

Estação funciona 24 horas

Informação aos pescadores em alto-mar sobre as condições do tempo, a respeito da intensidade dos ventos e sobre seus familiares em terra. Essas são as principais atividades da Estação de Rádio Costeira Ponciano Meirelles, administrada pela subsecretaria de Pesca, órgão vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Macaé.

A Estação conta com cinco rádio operadores, e também presta apoio aos pescadores por meio de oferecimento de serviços de resgate. Parentes dos pescadores recebem notícias pela estação de como estão seus familiares no trabalho. A base funciona durante 24 horas por dia e seus rádio operadores atuam em regime de escala.

Segundo o coordenador da estação de rádio, Rogério Campos Linhares, também já houve casos em que embarcações de pesca necessitaram de gelo e óleo. Nestas situações, um barco é devidamente acionado para levar o material aos pescadores, que fazem a solicitação.

- Em Macaé há cerca de 400 embarcações e aproximadamente dois mil pescadores. A base de rádio é muito importante porque proporciona segurança ao pescador, que passa a saber da viabilidade verdadeira sobre suas condições de trabalho, pois até a respeito do nível do mar nossa equipe informa a eles, já que o alcance de nossas transmissões chega a 50 milhas, comentou Rogério.

Um caso real

Trabalhando como rádio operador na estação há dois anos, Jucinei Custódio da Hora disse que no dia oito de abril do ano corrente, ouviu um chamado de socorro de uma embarcação cujos pescadores pediam ajuda ao barco Costa Rica 2, que havia afundado.

- Imediatamente acionei um barco de apoio para realizar o resgate do Costa Rica 2 – comenta orgulhoso Jucinei.

Ele acrescenta ainda que diariamente há embarcados pedindo notícias de seus familiares em terra. As orientações passadas aos pescadores são baseadas no portal Clima Tempo.

- Nos casos em que informamos a eles que o tempo vai ficar cada vez pior, os pescadores se dirigem com suas embarcações para perto do arquipélago de Sant’Anna, onde têm segurança e maior tranqüilidade para se esconder das tormentas do tempo, aponta o rádio operador.

Parceria com a secretaria de Ciência e Tecnologia

De acordo com o coordenador da estação de rádio, Rogério Campos Linhares, parceria entre a subsecretaria de Pesca e a secretaria de Ciência e Tecnologia disponibilizou à base computador com acesso à Internet, aumentando a excelência dos serviços prestados aos pescadores.

- Já a secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Macaé promoveu a troca de antenas, cabos, rádios, viabilizando a melhora dos equipamentos. Desde fevereiro de 2009, a estação de rádio conta com ar-condicionado e bebedouro, de forma que as condições de trabalho melhoraram substancialmente – pontua Rogério.

Ele explica que a secretaria de Ciência e Tecnologia ainda está desenvolvendo um programa para que todos os registros de atendimento sejam notificados eletronicamente.

- Desse modo será melhor para gerar estatísticas, facilitando o controle das notas, além de testificar o trabalho dos pescadores e dos rádio operadores, promovendo ainda maior agilidade e rapidez nos atendimentos”, completa ele. Para concluir, Rogério lembra que a subsecretaria de Pesca está buscando soluções para ampliar o alcance da estação.