Estação de Tratamento de Esgoto do Mutum vai atender 15 mil pessoas

19/05/2009 14:27:08 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Estação de Tratamento de Esgoto possui chapa de aço e tem 14 metros de diâmetro por seis metros de altura

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum, nas proximidades do Mirante da Lagoa, vai tratar o esgoto de cerca de 15 mil pessoas dos bairros Mirante, São Marcos, Jardim Guanabara, Recanto da Lagoa e proximidades. A obra, que faz parte do projeto de despoluição da Lagoa de Imboassica, foi vistoriada nesta segunda-feira (18) pelo prefeito Riverton Mussi, que estava acompanhado dos secretários de Obras, Tadeu Campos, Serviços Públicos, George Jardim e do subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery.

- A obra está na fase final de construção e faz parte do projeto ambiental da Lagoa de Imbossica. Queremos que a lagoa volte a ser referência como santuário ecológico e cartão postal da cidade. Por isso pedimos apoio ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, no projeto de dragagem da lagoa. Governar com consciência ambiental é fundamental para preservar a identidade ecológica do município – afirmou o prefeito. A Lagoa de lmbossica é um corpo hídrico de 3,5 quilômetros quadrados de lâmina d´água localizado a 11 quilômetros do Centro de Macaé.

Durante a vistoria à obra, o prefeito conversou com os técnicos responsáveis pelo projeto sobre os detalhes de operação da estação. Com 14 metros de diâmetro e seis metros de altura, a ETE – construída em chapa de aço - vai fazer um tratamento terciário do esgoto para que o efluente saia com 100% de pureza em direção a um córrego que vai desembocar na Lagoa de Imboassica.

O tratamento da ETE Mutum será tanto aeróbico quanto anaeróbico. “A vantagem do tratamento terciário é que acontece a remoção do nitrogênio e do fósforo, além da desinfecção por ultravioleta”, pontuou o subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery.

Como vai funcionar a ETE Mutum

O esgoto entra na Estação de Tratamento por meio da rede, é recalcado para a estação, passa por um processo de gradeamento (retirada de todos os sólidos do esgoto). Em seguida, passa por uma caixa de areia, onde acontece a sedimentação. O próximo passo é passar por uma caixa de gordura, na qual é retirada toda a gordura do esgoto. Depois, o esgoto passa por uma elevatória, onde é recalcado para a estação. Na estação, é tratado, sofre processo primário, secundário e terciário. No processo terciário, o esgoto recebe raios ultravioletas, eliminando todos os patogênicos. Em seguida, o efluente passa por uma lagoa de estabilização e o líquido vai limpo para a Lagoa de Imboassica.