Estado e município unidos pelo Metrô Macaé

06/07/2011 14:44:41 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes (ao centro da mesa) conversa com prefeito Riverton e secretário Jorjão sobre andamento do projeto VLT

RIO - A utilização da linha férrea que corta a área urbana de Macaé para a implantação do trem de passageiros – no sistema de Veículo Leve sobre Trilhos – foi assunto entre o prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB) e o secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, nesta terça-feira (5), no gabinete do secretário, no Rio. O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, participou da reunião.

O prefeito Riverton Mussi informou que o projeto segue agora para a fase de licitações de itens como estações e controle operacional. A previsão é de que a primeira composição do VLT chegue à cidade no primeiro semestre de 2012, iniciando os testes operacionais. “Outra intervenção necessária será a revitalização do entorno da linha férrea”, citou.

A prefeitura de Macaé investe R$ 25 milhões na aquisição das oito composições, o governo federal publicou a liberação de R$ 47,8 milhões, para o financiamento da estrutura do projeto, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pela Caixa Econômica Federal e o governo do Estado fornece toda a consultoria técnica. “Vamos consolidar esse novo projeto de transporte de passageiros”, acentuou o prefeito.

De acordo com Jorjão Siqueira, o aumento da oferta de transporte será significativo principalmente pela integração entre os modais, ônibus e VLT. “Vamos dar continuidade a um cronograma de medições até março de 2012, para quando está prevista a chegada da primeira composição na cidade. Desenvolver um projeto como esse demanda tempo e dedicação contínua. Cada etapa tem como respaldo técnico a Setrans, que tem sido nosso parceira, por meio do Secretário Júlio Lopes que juntamente com o prefeito Riverton Mussi não tem medido esforços no alcance de melhorias na mobilidade urbana de Macaé”, ressaltou.

O secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, afirmou que a recuperação da linha ferroviária em Macaé para utilização no metrô de superfície reflete a busca de novas ações para atender a mobilidade urbana da população. “Macaé registra um grande crescimento urbano e a elaboração do projeto do VLT vai atender parte dessa necessidade de mobilidade, e o Governo do Estado apóia e faz parte desse projeto”, disse Lopes.